Cooperativas celebram o Dia C de Cooperar

73

Estão a todo vapor os preparativos para a grande festa do Cooperativismo no Vale do Aço. Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, o Dia C, idealizado pelo Sistema Ocemg, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, completa 10 anos em 2019. Na região o evento, que chega ao seu terceiro ano, é realizado pela Unimed Vale do Aço, Consul, Sicoob Cosmipa e Sicoob Vale do Aço, e ocorrerá no dia 13/07, em Ipatinga.

 

- PUBLICIDADE -

Seguindo a proposta dos anos anteriores, a ação é uma grande festa que tem início às 17h, no bairro Cariru, atrás da Consul, na Rua Honduras. Aberta para a toda família, o evento conta com barraquinhas de comidas típicas, espaço kids e shows. Para este ano, a música ficará com o cantor Hyuri Luna, o grupo Art Vitrola, DJ Pablo e outros.

“As cooperativas têm como máxima a responsabilidade social com ações voltadas não apenas para seus colaboradores como também para a sociedade em que estão inseridas. Há 10 anos nós da Unimed Vale do Aço nos unimos com a Consul, Sicoob Cosmipa e Sicoob Vale do Aço e realizamos uma série de atividades que reforçam a intercooperação e seus princípios. A festa do cooperativismo, com a presença da comunidade e das entidades em um ambiente familiar é a celebração daquilo que executamos no dia a dia”, afirmou José Maurício Nolasco, diretor-presidente da Unimed Vale do Aço.

As instituições que participam do evento ficam responsáveis pela produção e venda das comidas típicas e o dinheiro arrecadado é em benefício das próprias entidades. Já as cooperativas trabalham na estrutura do evento, com a montagem das barracas, palco, fornecimento de água, energia, segurança, entre outras questões.

Em 2019, dez entidades estão envolvidas nesse grande movimento: Apirva, Horta Comunitária Criança Feliz, Movimento da Terceira Idade, Ação S.O.S Família, Adevipa, Instituto Atos, Grupo Se Toque, Educandário Família de Nazaré, Centro de Convivência Maria Maria, Associação Beneficente S.O.S Vida.

Dia C em Minas Gerais

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), em 2009, com o objetivo de contribuir, por meio do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A campanha está alinhada com o 7º princípio cooperativista, interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social. Ao longo dos anos, outros estados aderiram à ideia, tornando o Dia C um grande movimento que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Em 2018 o dia C do Cooperativismo alcançou resultados expressivos. Foram 263 cooperativas mineiras participantes, em 345 municípios, com o apoio de mais de 54 mil voluntários, beneficiando 1.079.727 pessoas no Dia C em Minas. Já no Brasil, no ano passado, 810 cooperativas integraram a iniciativa, por meio da mobilização de mais de 92 mil voluntários.

A meta do Sistema Ocemg para 2019 é beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas em Minas Gerais, através dos projetos contínuos, contribuindo ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui