Abaixo-assinado defende permanência da Unidade Regional da Emater em Ipatinga

232

JÉSUS NASCIMENTO convidou dois dos dirigentes da Unidade Regional para uma reunião em seu gabinete, da qual participou também o secretário municipal Célio Aleixo

- PUBLICIDADE -

Crédito: SECOM-PMI

Prefeito retoma conversações para implantação de central de abastecimento na cidade

A convite do prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento da Silva, o gerente Regional da Emater-MG, Fernando César Ayres Pereira, e o coordenador Técnico de Cultura e Meio Ambiente do órgão, Sebastião Jorge Braga, estiveram no início da tarde desta terça-feira (10) no gabinete do Executivo. O prefeito comunicou aos engenheiros agrônomos a decisão do município de renovar o convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e também endossar um abaixo-assinado lançado por inúmeras autoridades das mais diversas áreas, na noite de segunda-feira (9), em debate da Agenda de Convergência do Vale do Aço, para impedir a transferência da Unidade Regional da Emater para outra cidade. A reunião na PMI contou também com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Célio Aleixo.

O prefeito de Ipatinga pretende se encontrar nesta quarta-feira (11), em Belo Horizonte, com o governador Fernando Pimentel, para tratar do assunto.

Jésus aproveitou também o encontro com os técnicos para retomar conversações voltadas para o mapeamento de produtores rurais no Colar Metropolitano, visando à implantação de uma central de abastecimento em Ipatinga. Um estudo mostra que 80% dos alimentos consumidos hoje no município vêm de outras regiões.

História produtiva

A Emater funciona há 30 anos em Ipatinga e, há 21 anos, a cidade conta com uma Unidade Regional, que atende a 23 municípios. Existem 32 agências regionais distribuídas entre os 790 municípios assistidos pela Empresa no Estado, sendo que não há qualquer precedente de transferência de localização.

Em Ipatinga, a Unidade Regional conta com o trabalho de nove pessoas: um gerente, três coordenadores técnicos, dois funcionários administrativos, dois estagiários e um funcionário de serviços gerais. Além de muitos prejuízos técnico-operacionais ao Vale do Aço, uma eventual transferência dessa estrutura funcional para outro município também ocasionaria uma série de problemas econômico-sociais para as famílias dos funcionários. Cinco têm seus cônjuges executando trabalho no município, em outras empresas. Há também filhos pequenos envolvidos, mulheres em gestação.

Entre outras ações, a Regional da 

 teve importante papel na criação da APA (Área de Proteção Ambiental) Ipanema e da Aapivale – Associação Regional de Apicultores e Exportadores do Vale do Aço, que chegou a vender ao exterior mais de 40 toneladas de mel. Ainda, apoia produtores de palmito pupunha, atua na proteção de nascentes e correções de solo, orientação para instalação de fossas sépticas e treinamento de pessoas para incremento do turismo rural.

Assim como o prefeito Jésus Nascimento, o abaixo-assinado para permanência da Agência Regional em Ipatinga foi subscritado por deputados, empresários do comércio, indústria e serviços, autoridades civis, militares, religiosas, do Executivo, Legislativo e Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui