Aedes aegypti: Ipatinga realiza novo LIRAa para medir índice de infestação

49

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 18 e 22 de outubro o terceiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, com o objetivo de computar dados sobre a infestação do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus. A partir destes números, o município terá subsídios para ajustar as estratégias de controle vetorial através da Seção de Controle de Zoonoses.

Cerca de 90 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) trabalharão das 8h às 16h, de segunda a sexta, na vistoria de 4.311 imóveis a serem pesquisados. Serão vistoriadas casas e também lotes vagos e prédios públicos para identificar potenciais focos de larvas. 

- PUBLICIDADE -

De acordo com a gerente de Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), Eliane Garção Lana, a maior parte dos criadouros do mosquito normalmente é encontrada dentro dos domicílios, onde o vetor encontra alimento, abrigo e outras condições de disseminação mais favoráveis. 

“A população tem papel importante neste controle e, nós, como gestores, continuamos a conscientizar toda a sociedade quanto às necessidades de cuidado, orientando e providenciando ainda a aplicação de larvicidas. Com a eliminação de locais propícios a se tornarem criadouros, podemos diminuir consideravelmente a proliferação do mosquito, mesmo com a chegada dos períodos mais críticos”, salientou a gerente.

A Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) reforça a importância da participação dos moradores para maior êxito das ações do poder público, descartando e verificando materiais que possam acumular água parada (pneus velhos,latinhas, garrafas, vasilhames, brinquedos etc.), bem como identificando e/ou denunciando áreas potenciais de proliferação do Aedes aegypti próximas às residências. 

REDUÇÃO DO NÚMERO DE CASOS

Apesar do alto índice de notificações apresentado no último LIRAa, a Secretaria de Saúde de Ipatinga registra um dado alentador: de acordo com o Departamento de Epidemiologia, ocorreu uma expressiva redução no número de casos de dengue, da ordem de 50%. Nos primeiros oito meses de 2020, foram 1.257 casos, contra 621 contabilizados em 2021 no mesmo período.

Serviço 

Denúncias sobre focos potenciais de infestação podem ser feitas junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 e 3829-8313.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui