Atletas da Apae de Timóteo integram Seleção Mineira de Paradesporto

20

A seleção vai disputar as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, em São Paulo, no período de 18 a 23 de novembro

- PUBLICIDADE -

Os atletas Abner Mateus e Tiago Soares, da Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE), foram recebidos na tarde desta segunda-feira pelo prefeito Douglas Willkys em seu gabinete. Além do prefeito também estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Vespa, o controlador  Thiago Castro; e o subsecretário de Esportes, Cultura e Lazer, professor Cláudio Gualberto.

Abner e Tiago foram convocados para integrar a Seleção Mineira de Paradesporto. A seleção vai disputar as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no período de 18 a 23 de novembro de 2019. Durante o encontro o prefeito desejou sucesso aos atletas timotenses nesse novo desafio. 

Abner Mateus tem 16 anos, é aluno regular da Escola Estadual Leôncio de Araújo e treina no projeto Timóteo Paraolímpico: formando campeões da APAE, nas modalidades atletismo, futsal e natação. Já Tiago Soares de 15 anos estuda na Escola Estadual Antônio Silva e participa do mesmo projeto, nas modalidades atletismo e natação.

Nossos campeões conquistaram suas vagas para a fase nacional das Paraolimpíadas Escolares ao se sagrarem campeões mineiros na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG-2019, realizada em Uberlândia, entre os dias 29 de julho e 3 de agosto de 2019. 

Na oportunidade, Abner Mateus venceu a prova do salto em distância e foi vice-campeão no arremesso de peso, na sua categoria, enquanto Thiago Maia conquistou 3 medalhas de ouro: natação (100 metros livres); e no atletismo (1.000 metros e salto em distância). No mesmo evento, a equipe da APAE que representou a cidade de Timóteo no evento, retornou para casa com 16 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze e se sagrou vice-campeã estadual, superada apenas pela delegação de Belo Horizonte. 

O coordenador do projeto, Prof. Bruno Moura, que também integra a seleção mineira de paradesporto acredita no bom desempenho dos atletas da APAE de Timóteo e destaca. “Trata-se de uma grande oportunidade com reais possibilidades de conquista do título nacional brasileiro, o que elevaria ainda mais o histórico de conquistas para o paradesporto desenvolvido na cidade de Timóteo, valorizando nossos profissionais e nossos paratletas, que se superam a cada novo desafio”, explicou.

 

APOIO 

Vale destacar o apoio da atual gestão d Prefeitura de Timóteo que, apesar de todas as dificuldades financeiras e limitações, tem empenhado se empenhado para garantir o apoio a iniciativas que valorizem as pessoas com deficiência contribuindo para a melhoria da qualidade de vida por meio de projetos esportivos. 

O projeto Timóteo Paraolímpico: formando campeões é financiando com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), por meio de chamamento público e, recentemente, o Município aprovou a continuidade do projeto para 2020, com recursos da Subsecretaria de Estado de Esportes, com aprovação da proposta no edital de chamamento para formalização de convênio com o Governo Estadual. A Prefeitura de Timóteo foi parceiro estratégico na realização das Olimpíadas Regionais das APAE´s, sediada em nossa cidade, em setembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui