Ato em Ipatinga promove serviço de proteção de crianças e adolescentes

34

Na semana em que é lembrado o dia Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), setor ligado à Secretaria de Assistência Social de Ipatinga e responsável por atender vítimas de violência, realizaram nesta terça-feira (20) um ato simbólico na avenida Cláudio Moura, para reforçar a denúncia dos crimes de abusos sexuais contra menores. 

Mantendo a segurança no distanciamento e o uso de máscaras, os funcionários usaram cartazes e faixas para disseminar o Disque Direitos Humanos, ou Disque 100. Trata-se de um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. 

- PUBLICIDADE -

“O protesto mudo é uma forma de repugnar os crimes de abuso e violência sexual contra as crianças e adolescentes. O ato de usar máscara não quer dizer que devemos ficar em silêncio. Nós precisamos denunciar”, disse a secretária-adjunta Cláudia Castro. 

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes), no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante. 

O Disque 100 pode ser acessado por meio dos seguintes canais:

  • discagem direta e gratuita do número 100 – Disque 100
  • envio de mensagem para o e-mail disquedireitoshumanos@sdh.gov.br
  • crimes na internet através do portal www.disque100.gov.br
  • Ouvidoria Online Clique 100: http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/
  • ligação internacional. Fora do Brasil através do número +55 61 3212.8400

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui