Bloco Valentinas chega ao Festival de Verão nesta quinta

87

Com a parceria do músico Douglas Netto, grupo influenciado pela música afromineira e pelo maracatu se apresenta no Teatro do Centro Cultural Usiminas, no próximo dia 6

- PUBLICIDADE -

Na próxima quinta-feira (06/02), às 20h, o músico Douglas Netto e o Bloco Valentinas sobem ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas pelo Festival de Verão do Vale do Aço. O evento é realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura. Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Centro Cultural Usiminas e do Teatro Zélia Olguin, no quiosque do Festival de Verão do Shopping Vale do Aço e pelo site eventim.com.br.

Liderado pelo mestre Geleia (produtor musical, voz e percussionista), o Bloco Valentinas une a música afromineira ao maracatu e traz a força das manifestações carnavalescas, do tambor mineiro e da ancestralidade para um show de muita animação. Em cena, 20 integrantes tocando tambores elevam a energia do show, ao lado dos músicos Douglas Netto (voz e guitarra) e Guilherme Lopes (contrabaixo).

O repertório transita do afromineiro à músicas de domínio público, passando por canções de Maurício Tizumba, Lenine, Milton Nascimento até chegar aos ritmos samba-reggae, ijexá, marcha-grave, moçambique serra-acima, moçambique serra-abaixo e congo dobrado.

Inspiração

Pela primeira vez no Festival de Verão do Vale do Aço, o Bloco Valentinas celebra dois anos de existência em 2020. Inspirado no grupo Valentinas, de Timóteo, o Bloco surgiu do desejo das atuais integrantes de fazerem aulas de tambor e percussão para criar um grupo de maracatu. Inicialmente, o grupo seria formado somente por mulheres, cujo objetivo era o fortalecimento e o empoderamento feminino no universo da percussão. Porém, o projeto também conquistou alguns homens.

“Ao conhecer o grupo Valentinas em uma apresentação na praça do Coliseu, em Timóteo, tive inspiração para, junto com outras amigas e amigos, construir o que é hoje o Bloco Valentinas: um grupo de percussão que manifesta a ancestralidade por meio do tambor mineiro. A proposta foi ao encontro do nosso sonho. E já nas primeiras aulas com o professor Geleia nos encantamos pelas batidas do tambor afromineiro. Não tivemos dúvidas de que esse era o nosso caminho”, detalha a publicitária e integrante do Bloco Valentinas, Enyály Poletti.

“O crescimento musical dos integrantes após as aulas de percussão com o Geleia nos deu segurança, identidade e clareza do caminho a seguir. Desde então, temos recebido convites para apresentar em diversos eventos culturais. Com o Douglas Netto, criamos esse show de música afro mineira”, completa a produtora cultural, também integrante do Bloco Valentinas , Leila Cunha.

SERVIÇO

Show Douglas Netto e Bloco Valentinas (MG)

06/02 (quinta), 20h, Teatro do Centro Cultural Usiminas

Ingressos: 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia) R$15,00 (ingresso solidário: doação de 1kg de alimento não perecível). Vendas na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e do Teatro Zélia Olguin, no quiosque do Festival de Verão do Shopping Vale do Aço e pelo site eventim.com.br.

Informações:  31 9 8829-9591

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui