Capacitação em Cooperativismo é finalizada

102

Com o objetivo de capacitar professores de escolas da rede pública do Vale do Aço na temática do cooperativismo, se encerrou, neste fim de semana, o curso de formação. O encontro, realizado pela Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul, ocorreu na sala de treinamentos do hipermercado, no Shopping do Vale do Aço. Cinco instituições de ensino foram envolvidas no projeto. 

- PUBLICIDADE -

A atividade em um todo contou com três encontros, que envolveram docentes da E. E. Vitalino de Oliveira Ruela, de São João do Oriente, E. E. Professora Celina Machado, de Coronel Fabriciano, E. E. Professora Ana Letro Staacks, de Timóteo, E. E. Horto Belém, de Cava Grande, e E. E. Liberato de Castro, de Marliéria.

A ação faz parte do projeto de responsabilidade social denominado “Semeando o Cooperativismo”. O foco da atividade é a disseminação dos princípios e valores do cooperativismo junto à profissionais e alunos da rede de ensino fundamental da região. Após passarem pela capacitação, os professores levarão o conhecimento adquirido para a sala de aula, destacando o papel das cooperativas, sua importância e o quanto elas contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

As atividades foram conduzidas pela storyteller Flora Manga, interpretada por Raquel Vieira. De forma lúdica e educativa, a história do cooperativismo, desde a criação da primeira cooperativa do mundo aos dias atuais, foram repassadas aos professores. Utilizando elementos e uma linguagem simples, além de ensinar sobre o cooperativismo, Flora Manga auxiliou os professores na didática a ser aplicada dentro da sala de aula para repassar aos alunos o conteúdo.

Com o fim da capacitação, a próxima etapa do projeto envolve um concurso de redação. O  cooperativismo é o tema escolhido. Cada instituição de ensino escolherá três textos entre os produzidos pelos alunos e eles concorrerão entre as demais escolas envolvidas. O aluno com a melhor redação, junto ao seu professor e a escola serão premiados. Os estudantes envolvidos cursam o 6° ano do ensino fundamental.

Cada escola participante foi escolhida por uma das quatro cooperativas envolvidas no projeto. A ideia é estender a ação a outras instituições públicas de ensino nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui