Cebus recebe 18 aves vítimas de tráfico de animais silvestres

61

Ipatinga – O Centro de Biodiversidade da Usipa recebeu, na tarde da última quarta-feira (18), 18 aves silvestres apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A apreensão foi feita durante abordagem de rotina, no posto da PRF, no dia 17 de dezembro (terça-feira), no Km 354 da BR 381, em João Monlevade.

Ao abordar um Fiat Siena da cor vermelha para inspeção de rotina, conduzido por uma mulher e com um homem no carona, oficiais ouviram som de aves vindo do porta-malas. Ao abrir o compartimento, os oficiais encontraram 21 aves, sendo 6 filhotes de araras canindé, 10 araras canindé jovens e 2 papagaios verdadeiros. Os filhotes estavam numa caixa de papelão e os adultos, soltos no porta-malas. Imediatamente após a apreensão, duas jovens araras morreram e outra faleceu durante o trajeto até o Cebus.

- PUBLICIDADE -

Ainda segundo o boletim de ocorrência, o casal confessou que retirou pessoalmente os filhotes do ninho para vendê-los no município de Caratinga. Eles foram autuados por tráfico de animais silvestres e maus-tratos.

Estado de saúde das aves

De acordo com a bióloga do Cebus, Cláudia Diniz, os animais chegaram desidratados e debilitados. “Agora, as aves encontram-se em recuperação. Parte das jovens-adultas come sozinha e já inicia o processo de voo. Os demais, ainda não aprenderam a se alimentar sozinhos e devem ficar mais tempo no Cebus, detalha Cláudia.

Assim que estiverem emplumados, voando e se alimentando sozinhos, os animais serão disponibilizados para o órgão ambiental competente para a destinação mais adequada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui