Cemitério de Ipatinga volta a ter iluminação após 20 anos

174

CUIDADOS especiais foram tomados em relação ao novo cabeamento, para proteger o patrimônio público

CRÉDITO: SECOM/PMI

- PUBLICIDADE -

Cabos de energia foram furtados há mais de duas décadas. Novo cabeamento será subterrâneo para evitar ocorrências desta natureza.

Após 20 anos sem iluminação, o Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga, está recebendo novas luminárias. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) vai dotar os 65 postes existentes no local de lâmpadas de LED de alta potência. Além disso, serão feitas podas de árvores e instaladas canaletas para evitar que os cabos de energia elétrica sejam furtados.

Os serviços executados atendem reivindicação de mais de duas décadas da população de Ipatinga. De acordo com a Sesuma, os cabos de energia foram arrancados do chão e cerca de 80% dos postes tiveram as lâmpadas quebradas. O prefeito Nardyello Rocha acompanhou na manhã desta segunda-feira (30) o início dos serviços e ouviu vários relatos de pessoas e funcionários que trabalham no local.

“Ao averiguar a situação, deparamos com este quadro lamentável. As pessoas que precisam ir aos velórios acabam tendo que enfrentar a escuridão do local, numa condição completamente adversa. Por isso estamos mobilizando uma força-tarefa para solucionar o problema. Em breve teremos o cemitério iluminado novamente”, disse o prefeito.

Furtos de cabos

O cabeamento da antiga iluminação ficava dentro de uma caixa de concreto na base dos postes. Porém, há 20 anos os cabos foram furtados. Para evitar novas ocorrências desta natureza, a rede elétrica será subterrânea. Os fios serão conduzidos por dois quilômetros de extensão, a uma profundidade mais inacessível.

“Grande parte da população não tem condição financeira para pagar uma sala particular de velório. E essas pessoas estavam totalmente vulneráveis na escuridão, correndo risco de assalto. A previsão é de que as intervenções terminem em 15 dias”, finalizou o prefeito.

Além da nova iluminação, o prefeito adiantou que o Cemitério Parque Senhora da Paz terá as capelas reformadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui