CENIBRA é considerada a melhor empresa no “Oscar da Ecologia”

34
Mais uma vez, a CENIBRA é destaque em premiação ambiental

A CENIBRA foi a grande vencedora na categoria “Melhor Empresa” do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, considerado o Oscar da ecologia brasileira por ser a maior premiação do País na área ambiental. Os ganhadores foram revelados na última quinta-feira, 28/01, em cerimônia virtual. A CENIBRA se destacou por adotar soluções tecnológicas que protegem a área florestal.

- PUBLICIDADE -

Neste ano, o tema escolhido para o evento foi “Tempos modernos em tempos de pandemia”. Promovido pela Revista Ecológico, o prêmio também abordou o subtema “de Charles Chaplin à Indústria 4.0”, no intuito de chamar a atenção para o colapso ambiental que se avizinha desde a primeira Revolução Industrial, mostrada por Carlitos em “Tempos Modernos”, até a disrupção tecnológica atual, trazida pela inteligência artificial e a biotecnologia.

Para os organizadores da premiação, a CENIBRA sabe utilizar as medidas tecnológicas para proteger, de maneira inovadora, as áreas de plantio e de preservação permanente. A Empresa instalou câmeras de alta definição, dotadas de processamento digital, em 35 torres instaladas em pontos estratégicos dos 54 municípios de sua influência, a fim de combater mais rapidamente os focos de incêndios florestais nas áreas onde atua. 

Com esse sistema, a CENIBRA consegue monitorar online, via circuito fechado de televisão (CFTV), toda a sua distante área florestal, podendo diagnosticar, em tempo real e com precisão, a ocorrência de quaisquer novos focos de incêndios florestais. Ainda com o uso de Inteligência Artificial, a Empresa consegue identificar focos que o ser humano não consegue diagnosticar. A solução de IA ajudou a atingir um percentual de acerto na detecção de incêndios florestais acima de 95%. 

Histórico

Em 2019, em razão do momento crítico de incêndios florestais, a CENIBRA estimou que a implantação dessa IA com a possibilidade de detecção precoce de focos de fogo e fumaça conseguiria reduzir em pelo menos 5% os incêndios. Como consequência, reduziu-se a necessidade de combate ao fogo realizado pelas brigadas de incêndio, um trabalho desgastante que, muitas vezes, acontece em horários inoportunos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui