Central de Ideias comemora 14 anos e realiza grande programação de aniversário

118

Biblioteca que fica no Centro Cultural Usiminas vai oferecer contação de histórias, oficinas e concurso de poesia para o público do Vale do Aço

 

- PUBLICIDADE -

A Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas completa 14 anos no próximo dia 28 de abril e, para comemorar a data, o espaço está cheio de novidades e com uma extensa programação durante todo este mês. A partir desta terça-feira (9/4), a Biblioteca vai oferecer atividades gratuitas para seus sócios e, também, para toda a comunidade, como feira para troca de livros, contação de histórias, roda de conversa, oficinas, premiação dos 5 leitores destaques de 2018, Arte em Família e o Concurso de Poesia Central de Ideias. A programação será realizada pelo Instituto Usiminas e tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para o leitor que quer dar uma renovada em seu acervo de leitura, será realizada uma feira para troca de livros, dos dias 9 a 27/4, das 10h às 21h, no Jardim externo do Centro Cultural Usiminas. Para participar basta levar um livro em bom estado de conservação, que seja dos gêneros literatura estrangeira, nacional, infantil, infantojuvenil ou gibis, e trocá-lo por outro disponível na feira.

Já nos dias 16/4 e 17/04 a Biblioteca Central de Ideias recebe a atriz Daniela Alves, em parceria com o músico Douglas Neto, para uma contação de histórias musicalizada com brincadeiras e sons, elementos de teatro de bonecos e de máscaras, para criar momentos de muita ludicidade e interação entre os participantes.

Para o público da terceira idade, a contadora de histórias Daniela Alves e a oficineira Mari Antonaci apresentam “Memórias que contam histórias”, no dia 23/4, às 14h. A proposta para o público da terceira idade se divide em dois momentos: uma narração de histórias e uma mini-oficina para compartilhamento de experiências.

A programação continua com uma roda de conversa com o tema “A Psicologia e as cores do arco-íris: por uma lógica de cuidado a comunidade LGBT”, em parceria com a Faculdade Pitágoras; oficinas diversificadas e Arte em Família, em parceria com a Associação Casa da Arvore, de Pouso Alegre (MG); oficina sobre como usar Smartphones e Redes Sociais, com o jornalista Fernando Mendanha e equipe da Ação Educativa do Instituto Usiminas; premiação dos 5 leitores destaques da Biblioteca Central de Ideias em 2018; e Concurso de Poesia Central de Ideias, que vai abordar o tema “Existe um futuro para os livros de papéis?”. A participação nas atividades é gratuita mediante agendamento na Ação Educativa. Confira a programação completa no site www.institutousiminas.com.

 

“Ficamos muito felizes em comemorar mais um aniversário da Central de Ideias pois acreditamos no poder transformador da leitura. É gratificante termos um espaço onde conseguimos promover, além do empréstimo de livros, uma programação de qualidade e gratuita, com atividades para a comunidade e escolas”, destaca Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

 

Concurso de Poesias

Pela segunda vez será realizado o Concurso de Poesia Central de Ideias que, este ano, tem como tema “Existe um futuro para os livros de papéis?”. A grande novidade é que será a primeira edição ampliada para escolas e faculdades do Vale do Aço. O objetivo é levar os participantes a reflexão sobre a importância do tema em questão e fomentar os estudantes de todas as idades a desenvolver a escrita, usar a criatividade, expor talentos e ainda concorrer a prêmios. O Concurso será dividido nas categorias Fundamental I, Fundamental II, Médio, Superior e geral (sócio da Biblioteca Central de Ideias).

Para efetivar a participação de todas as categorias no concurso é necessário que o interessado faça sua inscrição, gratuitamente, enviando a ficha de inscrição do dia 9/4 até o dia 22/04/2019, pelo e-mail: bibliotecacentraldeideias@usiminas.com.  A comissão julgadora será composta pela equipe do Instituto Usiminas e pelo professor Sávio Tarso. A seleção será realizada do dia 23/4 a 25/4 e o contato com os participantes selecionados no dia 26/4.  O regulamento está disponível no site do Instituto Usiminas.

As poesias selecionadas serão publicadas nas redes sociais do Instituto Usiminas e os autores serão premiados com vale-livros. A premiação será realizada no dia 27/04, às 15h, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas. Será eleita uma poesia vencedora em cada categoria. Mais informações: 31.3822.3031.

Programação – Aniversário Biblioteca Central de Ideias

Concurso de poesia

Que tal uma reflexão sobre a importância do tema “Existe um Futuro para os Livros de Papéis?”?

Regulamento: www.institutousiminas.com

Inscrições: 9 a 22/04

9 a 27/4 – terça a sábado

Feira de troca de livros

Horários: 10h às 21h

Local: Jardim externo do Centro Cultural Usiminas

 

16 e 17/4

Contação de História

Horários: 16/4 – 9h, 14h e 19h

             17/4 – 9h e 14h

Local: Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

23/4

Contação de histórias e mini-oficina “Memórias que contam histórias”

Horário: 14h

Local: Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

24/4

Roda de conversa “A Psicologia e as cores do arco-íris: por uma lógica de cuidado a comunidade LGBT”, com professor Onair Zorzal

Horário: 19h

Local: Foyer do Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

24/4

Oficina “Bibliotecas e comunidades de inovação”

Casa da Árvore

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

25/4

Oficina “Mediando leitura nas redes sociais”

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

26/4

Oficina “Projetos de leitura com Youtube e Instagram”

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

25/4

Oficina “Smartphones e Redes Sociais”

Horário: 18h

Local: Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa.

Cada participante deverá trazer o seu smartphone.

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

 

27/4

Arte em Família “Lab Histórias Mapeadas”

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui