Clínica de Ipatinga oferece modalidade inovadora de tratamento fonoaudiológico

90
Sena Ipatinga

Método utiliza software para estimular o sistema auditivo e incide na forma que o cérebro interpreta os sinais sonoros

- PUBLICIDADE -

Centro Clínico Salute aposta em sistema desenvolvido na Espanha que utiliza software para alcançar resultados mais rápidos

IPATINGA – Há pouco mais de um mês, o Vale do Aço passou a contar com uma moderna modalidade de terapia fonoaudiológica. Localizado em Ipatinga, o Centro Clínico Salute é o primeiro da região a oferecer o Sistema de Estimulação Neuroauditiva (SENA). Realizado por meio de um software, o procedimento visa a estimular o sistema auditivo e incide especialmente na forma que o cérebro interpreta os sinais sonoros. Trata-se de um estímulo não-invasivo criado para potencializar as terapias fonoaudiológicas.

Segundo as fonoaudiologas do Centro Clínico Salute, Renata Matos e Sueli Araújo, responsáveis pela aplicação do SENA, o sistemase destaca por ser um estímulo que gera resultados a curto prazo. Ele consiste de 10 a 15 sessões de 45 minutos, em que o paciente escuta arquivos de áudio (música ou fala) com frequência e intensidade programadas conforme o caso. A proposta de tratamento tem a duração de 15 a 20 dias. Após três meses, sugere-se uma nova avaliação para certificar os ganhos e analisar a necessidade de novo ciclo da neuroestimulação.

“Com o SENA, os resultados são percebidos rapidamente. Por meio dele, a estrutura harmônica do som é modificada mediante filtros e equalizadores, através de fones de ouvido com características técnicas específicas. O estímulo sonoro passa pela orelha externa, média e interna e em seguida chega às vias auditivas centrais, permitindo uma reorganização e favorecendo melhores resultados nos processos de percepção, atenção e memória”, explica a fonoaudiologa Renata Matos.

Benefícios

O SENA permite aprimorar a capacidade auditiva de perceber, receber e processar a informação para compreender melhor os sons da fala. O método melhora as habilidades de percepção, atenção, concentração, discriminação e memória   auditivas, as quais são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem, seja ela em âmbito escolar ou profissional.

“O SENA auxilia também no aprendizado de línguas estrangeiras e habilidades musicais”, informa Renata Matos, explicando que o sistema é recomendado para todas as idades e complementa o tratamento de diversas alterações, como trocas na fala; dificuldade em ouvir sons, dislexia, transtorno da aprendizagem ou baixo rendimento escolar; TDA/H (transtorno do déficit de atenção com ou sem Hiperatividade); etc.

Em Maio, durante o 1º Congresso Brasileiro SENA, as pesquisas apresentadas no evento comprovaram que  logo nas cinco primeiras sessões é possível perceber sinais importantes de melhora do quadro clínico inicial.

“Embora os resultados sejam rápidos e animadores, é importante ressaltar que não se trata de uma ‘fórmula mágica’ que substituirá a fonoterapia. Entretanto, o tratamento realizado com o SENA promete estimular o sistema auditivo central, potencializando a intervenção fonoaudiológica e alcançando resultados a curto prazo”, conclui a fonoáudiologa Renata Matos.

Serviço

O Centro Clínico Salute está localizado à Rua Palmeiras, 24, no bairro Horto, em Ipatinga. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3824-8078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui