Começa em Ipatinga a 16ª Semana Nacional de Museus, na Estação Memória

279

A abertura da 16ª Semana de Museus, com o tema “Museus Hiperconectados”, aconteceu na manhã desta segunda-feira (14), reunindo dezenas de pessoas entre transeuntes, acadêmicos e alunos da LBV e APAE na Estação Memória Zeza Souto, no Centro de Ipatinga.

abertura semana do museu (Copy)

- PUBLICIDADE -

A temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) começou com a apresentação da Charanga da Alegria. Em seguida, a Banda Brasil Excepcional APAE e o Coral da Associação de Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) mostraram seu talento. O evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Educação, que enviou o grupo WE Dança Urbana para uma apresentação artística.

Quem esteve presente pôde assistir ao Documentário “A Arte em Ipatinga” – produzido pelos alunos da Escola Educação Criativa e orientado pela professora Sinthia Oliveira, além de apreciar a exposição “Ipatinga: Cidade Jardim” de José Augusto de Moraes.

Além da exposição, que retrata um pouco da história de Ipatinga, quem for à Estação Memória encontrará nos computadores instalados no local um website, que disponibiliza em um mapa da cidade informações sobre os bens tombados e os bens inventariados do município.

O evento promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através do Departamento de Cultura, via Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ocorre até sexta-feira (18) e ainda conta com uma vasta programação.

20180514_093343 (Copy)

Programação

Nesta terça-feira (15), a Estação Memória receberá, a partir das 9h, a palestra “Museus: Salas de Aula do Século XXI”, com o professor Riler Barbosa Scarpati. Já no dia 16 acontecerá outra palestra, “Conexão na Estação Memória: Novas Abordagens da História de Ipatinga”, com Camila Kézia Ribeiro Ferreira, a partir das 15h.

Na quinta-feira (17), ocorrerá, a partir das 9h, a oficina “Memória da Pessoa”, com Thiago Henrique Almeida Vaz. Já na sexta-feira (18) acontece, às 15h, uma roda de conversa com o tema da 16ª Semana Nacional de Museus – “Museus Hiperconectados”. E para encerrar o evento, haverá a partir das 18h apresentações artísticas com a Orquestra de Viola Caipira de Ipatinga e a Charanga da Alegria.

museu (Copy)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui