Curso sobre Audiovisual como recurso didático lota a sala do Contém Cultura

170

IPABA – Professores da rede púbica de Ipaba participaram, na manhã de hoje (10), na sala do Contém Cultura, de uma capacitação sobre “Audiovisual como recurso didático”, ministrado pelo psicólogo e professor universitário, David Romeros. O curso motivou o grupo a identificar e refletir sobre as potencialidades de aplicação do audiovisual na prática pedagógica, como de emocionar e engajar alunos.  “O audiovisual é um recurso tecnológico atraente, capaz de despertar o interesse dos estudantes pelos mais diversos assuntos”, comenta David Romeros, salientando em seguida que é preciso critérios para que um vídeo cumpra bem essa função. “É um equívoco o professor achar que usar o audiovisual como recurso didático consiste apenas em exibir um vídeo. Como o intuito de construir e ampliar conhecimentos, é preciso que o professor motive os alunos a pensar sobre o que está sendo exposto. Nesse sentido, as sessões comentadas são muito positivas. O professor apresenta um filme, por exemplo, e pausa motivando discussões sobre a obra”, sublinha David, que exibiu vídeos curtos para os professores, confirmando o potencial da mídia nos processos de emocionar e engajar pessoas.

IMG_4620 (Copy)

- PUBLICIDADE -

Em relação à estrutura necessária para se produzir audiovisual em sala de aula, David destaca o uso do celular como câmera e os muitos aplicativos disponíveis gratuitamente para a edição dos filmes. “O celular é um recurso moderno que torna viável as produções de vídeo. Além do mais, os aparelhos são uma ferramenta muito familiar para essa nova geração que entende todas as suas funcionalidades”, conclui.

Para a secretária municipal de Educação, Dircene Antunes, o curso foi muito positivo, pois motivou os professores a incorporar o audiovisual ao trabalho desenvolvido em sala de aula. “Essa ferramenta, muito curiosa, pode dar um dinamismo diferente ao processo de aprendizagem. O curso deixou isso muito claro para todos nós”.

Luciana Profiro, proponente do Contém Cultura, elogiou a participação dos professores. “Tivemos um público expressivo, que participou atentamente do curso, opinando, demonstrando grande interesse pelos assuntos tão bem abordados pelo David.  Este evento veio motivar os professores ainda mais a utilizar a sala multicultural, um espaço tão rico, para desenvolver suas atividades relacionadas ao audiovisual”.

O Contém Cultura conta com o patrocínio da Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 IMG_4664 (Copy)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui