Empresários da região estão otimistas para o Dia dos Pais

71
Marcos Rogério com a esposa e o filho: “Cliente que vier à loja precisa encontrar o produto que deseja.”

Fotos: Emmanuel Franco/Arquivo  

Novos produtos nas vitrines e promoções são atrativos a mais que devem alavancar o consumo; funcionamento ampliado nas vésperas também deixou os comerciantes mais esperançosos  

- PUBLICIDADE -

IPATINGA – Abrindo o calendário de datas comemorativas do comércio no segundo semestre do ano, o Dia dos Pais, que será celebrado no próximo dia 9, tem gerado expectativas de boas vendas para as empresas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, mesmo com a insegurança e os impactos negativos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O funcionamento ampliado das lojas nas vésperas da data já está definido nas três cidades, o que contribuiu para o otimismo. 

Conforme Facundes, diferentes segmentos serão impactados positivamente pela data

“Novos produtos nas vitrines e promoções são atrativos a mais que devem alavancar o consumo, sobretudo em empresas de roupas, calçados, perfumes e eletroeletronicos, que são setores que estarão mais aquecidos. No entanto, todos os segmentos são impactados positivamente pela data”, analisa José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

 Guilherme Veiros ao lado da mãe, Marilda Alves: consumo deve representar pelo menos 20% do faturamento do mês

Guilherme Veiros, da loja All Play, no Centro de Ipatinga, referenda o que o dirigente sindical pontua. “Apesar de a minha empresa ser 100% feminina, o Dia dos Pais tende a aumentar as vendas pelo fato de sempre atrair mais pessoas às ruas. Acreditamos que o consumo nos dois sábados que estão por vir deve representar pelo menos 20% de todo o faturamento do mês”, explica o empresário.

Novas mercadorias 

Já o comerciante Marcos Rogério, da tradicional Miami Imports, no Centro-Norte de Timóteo, observa que as pessoas estão sendo orientadas a não sair de casa e evitar aglomeração, o que, consequentemente, deve se traduzir em menos confraternizações de Dia dos Pais. “Assim mesmo, acreditamos que vamos vender bem, pois já há algumas semanas estamos comprando novas mercadorias. Entendemos que o cliente que vier à loja precisa encontrar o produto que deseja”, diz.

Artigos masculinos 

Por sua vez, Kátia Paiva, da loja Portfólio, empresa que tem unidades em Ipatinga e Timóteo, afirma que uma data comemorativa sempre se mostra uma boa chance de fomentar as vendas. “Já estamos nos preparando há alguns dias, dando prioridade aos artigos masculinos nas redes sociais e listas de transmissão. Acredito que teremos um bom resultado, talvez com um ‘ticket médio’ menor do que nos anos anteriores”, prevê. Segundo ela, o comércio já vinha menos aquecido mesmo antes da pandemia. “A Covid-19 agravou ainda mais a situação econômica dos empresários, mas acredito que ainda assim teremos bons dias de venda, uma vez que o presente pode também ser uma demonstração de afeto, até para quem precisa estar mais distante”, conclui.

Katia Paiva lembra que uma data comemorativa sempre se mostra uma boa chance de fomentar as vendas

Liquidações 

José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço, ainda acrescenta que o Dia dos Pais coincide com as liquidações de inverno e que, tradicionalmente, o ‘ticket médio’, ou seja, o valor que cada pessoa deve gastar ao ir às compras, varia de R$ 70 a R$ 100. “Para 2020, apesar de todos os percalços, iniciativas como a liberação de valores do FGTS e os auxílios emergenciais podem ajudar no aumento do consumo neste Dia dos Pais. Depois de tantos problemas, acreditamos que os próximos meses podem ser mais positivos para o comércio”, finaliza.

Horário 

Em Ipatinga, nos próximos dois sábados (1º e 8/8), as empresas têm autorização para abrir das 8h às 18h. Segunda, quarta e sexta (3, 5 e 7/8), poderão funcionar das 8h às 20h. Permanecerão fechadas na terça e quinta, podendo operar com sistema de delivery. Em Coronel Fabriciano, o funcionamento ampliado do comércio está autorizado há meses: das 8h às 22h, de segunda a sexta, e das 8h às 18h aos sábados. Já em Timóteo, na próxima semana, de segunda a sexta, as lojas poderão funcionar das 9h às 19h. No sábado (9), a abertura será das 9h às 18h. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui