Entidades confirmam participação no Dia C do Cooperativismo

49

Representantes de quatro grandes cooperativas do Vale do Aço se reuniram com entidades da região para apresentarem o projeto do Dia C 2019. O encontro contou com a participação de oito grupos, que serão responsáveis pela venda de alimentos no dia do evento. A ação tem a máxima “Atitudes simples movem o mundo” e envolve a Unimed Vale do Aço, Consul, Sicoob Cosmipa e Sicoob Vale do Aço.

- PUBLICIDADE -

Durante a reunião, foi anunciada a proposta da festa, que é aberta para toda a família e realizada tradicionalmente no bairro Cariru, em Ipatinga. “Nossos ideais de cooperativismo giram em torno sustentabilidade, solidariedade, cidadania, interesse pela comunidade e a intercooperação, e o conceito da festa é exatamente esse: celebrar essas máximas ao lado de entidades que fazem pelo próximo e ajudam na construção de um mundo melhor”, afirmou Kátia Brito, assistente social da Unimed Vale do Aço.

As instituições que participam do evento ficam responsáveis pela produção e venda das comidas típicas e o dinheiro arrecadado é em benefício das próprias entidades. Já as cooperativas trabalham na estrutura do evento, com a montagem das barracas, palco, fornecimento de água, energia, segurança, entre outras questões.

“É uma festa aguardada não só pelos grupos que participam com a gente, mas também pelos moradores do Cariru e de outros bairros de Ipatinga. Além de promover um evento com comidas deliciosas e uma estrutura de qualidade, permitimos que os cidadãos tenham um momento de lazer em um local agradável”, acrescentou a assistente social da Unimed Vale do Aço.

Nesta primeira reunião, estiveram presentes representantes as seguintes instituições: Apirva, Horta Comunitária Criança Feliz, Movimento da Terceira Idade, Adevipa, Instituto Atos, Grupo Se Toque, Educandário Família de Nazaré, Centro de Convivência Maria Maria. Outras instituições foram convidadas e poderão fazer parte desse grande movimento.

No Vale do Aço a festa ocorre há três anos. Jocele Abreu Magalhães, da entidade Horta Comunitária Criança Feliz, que participa do evento desde a primeira edição, destacou o papel das cooperativas na ajuda as entidades.

“O Dia C é um movimento que tem ajudado muito a nossa instituição. O dinheiro arrecadado impacta diretamente em nossas crianças, já que ele é repassado lá dentro por meio de lanches, material de limpeza e manutenções dentro da entidade. O fato de não precisarmos arcar com nada além dos alimentos para o dia da festa é uma grande vantagem. A Horta Comunitária Criança Feliz é pequena, com poucos funcionários e no dia do evento eles estarão focados na produção das comidas que venderemos. Então não ter que preocupar com a montagem de estrutura, por exemplo, já nos beneficia muito e por isso somos gratos a essas cooperativas”, agradeceu Jocele Magalhães.

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), em 2009, com o objetivo de contribuir, por meio do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A campanha está alinhada com o 7º princípio cooperativista, interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social. Ao longo dos anos, outros estados aderiram à ideia, tornando o Dia C um grande movimento que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

O movimento conta, atualmente, com a participação de mais de 1 mil de cooperativas, distribuídas em todos os estados do Brasil, e é reconhecido mundialmente como o maior programa de voluntariado cooperativista do mundo. Em 2018, em Minas Gerais, o Dia C reuniu 263 cooperativas, de 345 municípios, com cerca de 54 mil voluntários atuando em benefício de mais de 1 milhão pessoas. Além das iniciativas que são realizadas durante todo o ano, no primeiro sábado de julho as cooperativas celebram suas ações voluntárias em eventos que reúnem a comunidade, parceiros, empregados e cooperados, conhecida como a Celebração do Dia C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui