Equipe Baja Unileste tem trabalhos publicados em Congresso do SAE Brasil

217

A Equipe Baja Unileste participou, entre os dias 3 e 5 deste mês, do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade. Alunos que compõem o projeto tiveram dois trabalhos publicados no evento, que aconteceu na cidade de São Paulo. O primeiro, intitulado “Projeto de uma nova caixa de transmissão e aplicação de um modelo para simulação da dinâmica longitudinal de um veículo Baja SAE”, tem como autores os alunos Matheus Eduardo Wenceslau Costa, Caio César Caldeira Moura e Ícaro Silas dos Santos Silva, e também o docente do curso de Engenharia Mecânica do Unileste, David Jhonson Barcelos.

O objetivo do trabalho foi desenvolver um projeto de uma caixa de transmissão com redução de massa de ao menos 40% em relação ao anterior. Os parâmetros necessários para o desenvolvimento do projeto foram obtidos por meio de estudos dos requisitos de um projeto BAJA, subsistema Powertrain, tipo de motor e transmissão utilizados e a influência da dinâmica veicular longitudinal na performance do veículo.

- PUBLICIDADE -

O segundo artigo apresentado no Congresso, de nome “Viabilidade da plataforma de aquisição de dados do acelerômetro MPU6050 para análise do comportamento dinâmico de um veículo Baja SAE”, foi elaborado pelos alunos Victor Hugo Rocha de Oliveira, Caio César Caldeira Moura, Daniel Drumond Magalhães, Farley de Abreu Nunes e contou também com a orientação do professor David Jonhson Barcelos.

Nele, a equipe Baja Unileste evidencia a necessidade da utilização de parâmetros que registram o comportamento dinâmico do veículo, com aquisição de dados como aceleração e rolagem. O trabalho abordou o desenvolvimento de uma interface gráfica no software LabVIEW, devido a otimização nos processos de programação por diagrama de blocos utilizando o sensor MPU6050 e o projeto de código LINX.

O Especialista de Suspensão e Direção da equipe Baja Unileste, Caio César Caldeira Moura, afirma que a participação no projeto desenvolvido pela Instituição tem papel fundamental em sua vida acadêmica e carreira profissional. “Através do projeto eu desenvolvo a minha capacidade de pesquisa, aprendo novas ferramentas e me preparo para uma carreira como engenheiro. A publicação de dois artigos em um grande congresso nacional, promovido por um órgão internacional, é parte do resultado do trabalho que vem sendo realizado pela equipe”, ressalta.

 O docente David Johnson Barcelos, que orientou os alunos nos dois trabalhos, lembra que o projeto Baja no Unileste é um laboratório onde existe integração de vários cursos dentro da escola Politécnica da Instituição. “No projeto, os alunos buscam o conhecimento a todo o momento, realizando pesquisas, projetando e executando tarefas que apenas o conteúdo teórico das salas não proporcionaria. São alunos de vários cursos e períodos diferentes, o que permite que a chama se mantenha acessa num projeto que já tem mais de 20 anos de história no Unileste”.

SAE Brasil

 O Congresso SAE BRASIL é um evento que reúne as últimas novidades tecnológicas do setor da engenharia da mobilidade, ambiente ideal para os participantes atualizarem seus conhecimentos, ampliarem suas redes de contatos e local propício para apresentarem produtos e alavancarem negócios. Na edição deste ano, o tema foi “A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade”.

Equipe Baja Unileste

O projeto Baja SAE é desenvolvido como parte de competições entre instituições de Ensino Superior que desafiam estudantes de Engenharia de todo o país ao desenvolvimento real de projetos, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. O objetivo da iniciativa no Unileste é projetar e construir um protótipo recreativo, fora da estrada (off-road), monoposto, robusto, capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura e peso de até 113,4 Kg. O veículo deve ser seguro, facilmente transportável e de simples manutenção e operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui