Escolas municipais de Ipatinga são referenciadas em evento do Google internacional para Educação

15
Uma comitiva representando a educação de Ipatinga participou do evento promovido pelo Google em Brasília

Numa notável ascensão qualitativa desde o último ano letivo, fruto da priorização de investimentos na área, e agora com 5.500 estudantes envolvidos em atividades de tempo integral, a rede municipal de ensino de Ipatinga ganhou notoriedade internacional, nos últimos dias, com seu reconhecimento e destaque em evento promovido pelo Google For Education, em Brasília. Atendendo a convite especial dos organizadores, estiveram na capital federal cumprindo uma programação, nessa terça-feira (11), alunos, professores, dirigentes da Secretaria de Educação e também o prefeito Nardyello Rocha.

Com foco central no tema ‘Transformação Digital na Educação’, o evento “Inovar para Brasil: Construindo a Educação do Futuro”, reuniu os principais líderes do País no segmento para o compartilhamento de experiências de sucesso relacionadas ao assunto, por meio de workshops e palestras.

Alunos da rede municipal e professores palestraram em um workshop envolvendo dezenas de líderes de todo o Brasil

Entre 25 Estados brasileiros que estiveram representados em Brasília, abrangendo um universo de cerca de 57 milhões de estudantes de escolas municipais, privadas e estaduais, Ipatinga apareceu em posição de destaque, estando entre as sete cidades escolhidas pelo Google para compartilhar com os demais o modelo de eficácia na implantação de projeto de modernização. No segmento da escola pública, o município foi o único de Minas Gerais a ter representatividade no evento.

Processo de implantação

Os primeiros capítulos dessa história de sucesso começaram a ser escritos em novembro do ano passado, quando o Governo Municipal, via Secretarias de Educação e Dados, passou a investir na plataforma Google For Education. O processo de implantação evoluiu com a aquisição de aproximadamente 2.800 chromebooks, que foram entregues em abril deste ano para as 27 escolas que atendem ao Ensino Fundamental, alcançando cerca de 10 mil estudantes.

Repetindo sempre que tem como uma das metas centrais de seu governo elevar a educação ipatinguense a patamares de excelência em nível estadual, desde o início de implantação da plataforma nas escolas municipais o prefeito Nardyello Rocha fez questão de acompanhar de perto o processo. E assim é que, a título de incentivo, também integrou a comitiva que ganhou reconhecimento em Brasília, nesta semana. Durante o evento, o chefe do Executivo reafirmou a importância de investir na educação. “Desde que assumi o governo, tenho comigo que o dinheiro aplicado na educação não é gasto, e sim investimento. E quando o município foi convidado pelo Google para participar deste evento, ainda dando voz aos alunos e professores de Ipatinga, considerando a nossa cidade um modelo de sucesso na implantação da ferramenta, isso reafirma a minha certeza de que nós estamos no caminho certo. Em meio a uma diversidade de cidades mineiras e do Brasil, Ipatinga é a única do nosso Estado a ter representantes do ensino público. Para mim é uma honra e uma realização completa como gestor poder viver esse tipo de experiência”, declarou o prefeito.

Posição de vanguarda

Para Daniel Padilha Garrido, diretor da empresa Get Edu, parceira do município na implantação da ferramenta, a presença de Ipatinga neste evento que reúne os principais gestores do país e a equipe completa do Google For Education demonstra que todo investimento feito até o momento foi positivo e a cidade assume uma posição de vanguarda no quesito Educação Tecnológica. “Os alunos deram um show de apresentação, os professores já vieram demonstrando o quanto a educação no município já mudou, após o processo de formação. Ipatinga é o primeiro município mineiro que executou integralmente o projeto da Google For Education. Desde a implantação da plataforma, passando pela formação de técnicos e professores, até a utilização dos chromebooks em sala de aula. Ipatinga alcança assim a supremacia na área, não só em Minas Gerais, mas também é um dos primeiros municípios do Brasil a trabalhar com a plataforma nas escolas e possibilitar aos alunos experiências transformadoras”.

Também participaram do evento, representando Ipatinga, a secretária municipal de Educação, Eva Sônia; a Adjunta da pasta, Wanessa Mayra Reis de Castro Maia; a diretora do Departamento Técnico Pedagógico da Prefeitura, Adriana da Silveira Nogueira e a assessora pedagógica, Elisangela Aparecida Pereira Nunes.

Workshop de Ipatinga

Utilizados efetivamente nas escolas municipais de Ipatinga há pouco mais de dois meses, os aparelhos chromebooks e a plataforma Google For Education já são um sucesso absoluto dentro das salas de aulas.

Os estudantes Isabelli Cecílio dos Santos e Bianca Elisa Santos Rosário, da Escola Municipal Padre Bertollo, e Taylon Christian Arruda de Alvarenga e Arthur Moreira Silva, da E. M. Altina Gonçalves, tiveram a honra e o privilégio de estarem diante de um seleto grupo de líderes da área da educação no país, para relatar a grandeza das experiências adquiridas em sala de aula.

Orientados pelo coordenador Pedagógico Marco Abreu dos Santos e o professor de História da rede pública, Geber Laranjo Silva, os alunos demonstraram na prática a contribuição das ferramentas do Google para uma gestão escolar mais efetiva, incluindo a automatização do Google Formulários com o complemento Autocrat.

 

“Nossa apresentação foi voltada para exposição das avaliações externas que preparamos durante o ano, para serem aplicadas aos alunos da escola Altina, com utilização dos chromebooks. A ferramenta nos possibilita produzir um diagnóstico preciso da condição dos alunos, entendendo em que habilidade eles obtêm melhor desempenho e em que áreas apresentam deficiência. Já fizemos essa checagem em duas turmas do quinto ano e deu certo. Eles realizaram a avaliação em 40 minutos e já saíram de lá com o resultado em mãos”, explicou o coordenador.

 

O professor de História Geber Laranjo ressaltou o quanto a ferramenta otimizou o tempo do educador em sala de aula. “Agora temos em horas o resultado de uma prova que antes demorava dias para ser corrigida. Sem contar que os alunos passaram a ter mais interesse nas aulas, até mesmo aquele estudante que antes era considerado indisciplinado”, enfatiza.  

 

Após a apresentação do workshop com as ferramentas do Google para uma gestão escolar mais efetiva, os alunos Taylon e Arthur declararam se maravilhados com a experiência e também com a oportunidade de conhecerem os pontos turísticos capital federal. “Brasília é linda. Tive uma oportunidade única de conhecer nossa capital ao lado de um professor de Geografia e outro de História. Uma grande aula externa. Estou muito agradecido pela oportunidade de participar deste evento e mostrar o que aprendi em sala de aula”, resumiu Taylon.

 

“Ainda estou sem palavras para descrever tudo isso. Esforcei-me bastante para fazer uma apresentação bacana neste evento do Google e representar bem minha escola e minha cidade. Estamos colhendo bons frutos e ainda conhecendo tantos lugares bacanas”, comentou Arthur.

 

“Brasília foi um sonho. Esse evento representou muito para minha vida acadêmica e também pessoal. Sinto-me honrada de representar as escolas municipais de Ipatinga em um evento do Google”. As palavras de agradecimento são da aluna Bianca Elisa Santos Rosário, da Escola Municipal Padre Bertollo.

 

A aluna Isabelli Cecílio dos Santos confessa que ficou um pouco apreensiva no início da palestra, mas depois conseguiu repassar ao público presente todo o seu conhecimento. “É difícil fazer o papel de professor e ter que ensinar a dezenas de pessoas determinado conteúdo. Mas como sabíamos o que estávamos fazendo, com o passar do tempo me soltei. Acredito ter cumprindo bem meu papel e agradeço pela oportunidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui