Escolas se mobilizam na Semana Nacional de Trânsito por mais segurança

64
A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

Começou na última quarta-feira (18), em todo o país, a Semana Nacional do Trânsito, celebrada até o próximo dia 25 de setembro. A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes que transformem o trânsito em um ambiente seguro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.

Em Timóteo, os parceiros do Projeto Transitolândia, a 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, Fundação Aperam Acesita, Prefeitura de Timóteo, Superintendência Regional de Ensino Coronel Fabriciano, Saritur e Rotary Club de Acesita, abriram a Semana Nacional de Trânsito com uma passeata pelo centro da cidade, com 275 alunos de escolas públicas do município e parceiros.

- PUBLICIDADE -

A coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome, explicou que o foco da campanha é sensibilizar a comunidade, mas principalmente os principais atores do trânsito pedestres, ciclistas e motoristas. “É preciso reduzir as estatísticas de mortes e acidentes. O melhor caminho para isso é a educação, que precisa ser trabalhada com envolvimento de toda sociedade, partindo da mudança de comportamento e atitudes positivas por um trânsito melhor”, disse Juliana.

O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.

“O trânsito é feito por pessoas. Muitas vezes observamos somente os veículos, mas nos esquecemos de quem está conduzindo esse automóvel ou outros veículos para se deslocar. A nossa ideia por meio dessa agenda de ações é  estimular reflexões entre os condutores em relação à importância da preservação da vida no trânsito, como sugere o tema”, destaca o instrutor do projeto Transitolândia, Cabo Alves.

A Semana Nacional de Trânsito começou no início deste ano. A primeira grande ação aconteceu em maio, quando o Brasil inteiro se mobilizou para promover o Maio Amarelo.

De acordo com a gerente de ensino da Prefeitura Municipal de Timóteo, Sirlaine Castro, com a semana, são concluídas outras etapas do projeto, como o Transitolândia 2019. “A Semana Nacional do Trânsito encerra um ciclo de ações, dentre elas, a formação de mais de 1.000 alunos do projeto Transitolândia, por meio do qual promovemos a conscientização do público em favor de um trânsito mais seguro. As ações foram destinadas aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares de Timóteo, além das escolas municipais de Coronel Fabriciano, Jaguaraçu e Marliéria, . Temos a convicção de que quanto mais cedo a gente inicia a campanha de educação no trânsito, adultos mais responsáveis e conscientes essas crianças se tornarão no futuro. Até que se tornem adultos, desde cedo os estudantes já passam a estar atentos ajudando a monitorar a condução dos pais em seu dia a dia”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui