Fabriciano atinge meta de cobertura vacinal na Campanha contra Sarampo e a Pólio

185

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, alcançou a meta de cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Cerca de 5.300 doses já foram aplicadas, ou seja, mais de 98% do público-alvo está imunizado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura.

O resultado é reflexo do empenho e das ações desenvolvidas pelo município desde o início da campanha. Além das salas de vacina abertas de segunda a sexta-feira, as equipes de saúde fizeram busca ativa nas creches e CMEIs solicitando a autorização dos pais para que o cartão de vacina das crianças pudessem ser conferidos e atualizados, quando necessário.

- PUBLICIDADE -

Além do dia D, realizado no dia 18 de agosto, Coronel Fabriciano também realizou a “Vacinação Itinerante” no dia 1° de setembro para intensificar a cobertura vacinal. Profissionais das salas de vacina percorreram os quatro setores da cidade, indo de casa em casa, para imunizar as crianças com idades entre um a menor de cinco anos.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, afirmou que mesmo atingindo a meta é importante continuar com a vacinação. “Ficamos felizes com o resultado, mas não abrimos mão de atingir 100% de cobertura, porque só assim garantiremos a imunização de todas as crianças em Coronel Fabriciano”, concluiu.

Em 2018, o município já atingiu todas as metas de vacina, garantindo 100% de cobertura vacinal nas campanhas contra Influenza e contra Febre Amarela. Foram mais de 130.650 doses aplicadas para combater essas doenças. Com a população imunizada, espera-se que a taxa de mortalidade infantil caia ainda mais em 2018, uma vez que em 2017 esse número diminuiu para 9,8%. Em 2016 a taxa havia saltado para 17,71%.

Final da Campanha

Em função da baixa procura nas UBS’s e da baixa cobertura vacinal em todo o Brasil, o Ministério da Saúde prorrogou até dia 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Até esta data, os estados e municípios que ainda estão abaixo da meta vacinal que é de 95% do público-alvo devem fazer a busca ativa e garantir que o público-alvo da campanha seja imunizado.

Os pais e responsáveis que ainda não imunizaram as crianças, devem continuar procurando as Unidades para atualizar o cartão de vacina. Durante a semana, as salas de vacinas funcionam das 7h30 às 12h30 em todas as UBS’s. As exceções são as unidades do São Domingos (13h30 às 16h30) e do Santa Cruz e Centro (7h30 às 16h30).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui