Fabriciano lança Cirurgias Eletivas Ginecológicas de Saúde da Mulher

140

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Dr. José Maria Morais, lançou na noite desta quinta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, as Cirurgias Eletivas Ginecológicas de Saúde da Mulher. O evento aconteceu no Salão Paroquial Dom Lelis Lara, no centro da cidade, e contou com a presença de aproximadamente 115 pacientes.

Pela primeira vez, o município disponibiliza esse tipo de procedimento, que antes só era realizado em outras cidades como Belo Horizonte, e agora serão feitos com recurso próprio no Hospital Dr. José Maria Morais. Para o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, essa ação se torna uma conquista para as mulheres de Fabriciano, pois muitas já estão na fila de espera há mais de cinco anos. “Como médico, vivo diariamente o drama das mulheres com problemas ginecológicos. Fico muito satisfeito em ajudar a resgatar a dignidade dessas pessoas”, disse.

- PUBLICIDADE -

Devido à grande demanda, a primeira cirurgia disponibilizada será a histerectomia, que é a retirada do útero. Normalmente, mulheres que precisam deste procedimento sofrem com sangramento, cansaço, e na maioria das vezes o anticoncepcional não é capaz de aliviar estes sintomas, o que prejudica a qualidade de vida.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cacau, serão feitas 115 cirurgias em cinco meses. “Os procedimentos já começam na próxima semana, e a paciente deve ser internada e avaliada sob cuidados médicos durante dois dias”, explica.

1 (Copy)

Quem comemorou a iniciativa foi a dona de casa, Perpétua Nascimento da Silva, moradora do bairro Morro do Carmo. Ela esperava pela cirurgia há 8 anos. “Eu preciso usar fraldas porque tenho incontinência urinária. Graças a Deus a prefeitura lançou esse mutirão. Eu estou muito feliz”, comemora.

 Outras cirurgias serão realizadas como: Ooforectomia, Curetagem, Salpingotripsia, Miomectomia, Salpingectomia Uni/Bilateral e a Colpoperineoplastia.

A mulher que necessita passar pelo procedimento cirúrgico e ainda não está na fila de espera, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, consultar com o clínico geral, que a encaminhará para um especialista e definirá o procedimento.

Entenda o que é cada cirurgia:

Colpoperineoplastia: é uma cirurgia plástica que consiste no reparo do períneo da parede vaginal posterior, consequente a ruptura perineal pós-parto.

Curetagem:Procedimento realizado para limpar o útero após um aborto ou uma infecção.

Histerectomia:consiste na remoção do útero. Pode ser total, quando se retira o corpo e o colo do útero, ou subtotal, quando só o corpo é retirado.

Miomectomia:consiste na retirada cirúrgica dos miomas uterinos (fibroma), preservando o útero.

Ooforectomia:é a remoção cirúrgica de um ou dos dois ovários.

Salpingectomia:é a retirada das trompas de falópio (tubas uterinas).

Salpingotripsia: é semelhante à Salpingectomia, mas o único objetivo desse procedimento é a esterilização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui