Fabriciano reforça cadastro de usuários dos serviços de saúde municipal 

69

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, reforça sobre a importância do cadastramento dos usuários das áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O objetivo é trazer mais qualidade e eficiência na assistência à saúde.

- PUBLICIDADE -

Os ACS’s, responsáveis pelas visitas às residências, realizam o cadastramento por meio dos tablets, implantado em setembro deste ano. Esse novo modelo de informatização facilita o trabalho dos agentes e possibilita mais agilidade nas informações obtidas. 

Para a Gerente do Departamento de Atenção Básica, Ketelen Kysla, “é de extrema importância que a população se conscientize, entenda o trabalho dos agentes e abra suas residências. Eles irão fazer o cadastramento tanto do espaço físico da casa, quanto de cada indivíduo da família. Esse cadastramento é indispensável para que os profissionais de saúde prestem uma assistência de maior qualidade, pois, se tem um levantamento das condições de saúde da população da área de abrangência da unidade de saúde, facilita o conhecimento dos pacientes e o perfil da população que atendemos, e torna a assistência mais resolutiva”.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um programa que busca promover a qualidade de vida da população com atenção integral e contínua, e se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “O programa visa a construção do vínculo entre a comunidade e serviço de saúde, e o ACS realiza um papel fundamental e indispensável para fazer essa ponte, afinal, ele também é membro residente da comunidade”, ressalta a Gerente.

Os documentos necessários para o cadastramentos são identidade, CPF, cartão do SUS e cartão do Bolsa Família (número do NIS), quando se é beneficiário. O município orienta que quem trabalha, ou fica fora de casa no horário de funcionamento das unidades, assim que possível, procure o Agente Comunitário de Saúde da área, enfermeiro ou chefe de unidade de referência para a realização do cadastro com os documentos em mãos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui