FSFX faz balanço positivo do primeiro mês de gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil

38
Fachada Hospital e Maternidade Vital Brazil - Crédito: Elvira Nascimento

Desde que assumiu, por meio de um contrato emergencial, em 11 de setembro, a gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) de Timóteo, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) tem trabalhado para garantir padrões de segurança e de qualidade, com precisão, aporte tecnológico e humanização no cuidado para os pacientes da unidade. Nos primeiros 30 dias de atuação foram mais de 2.400 atendimentos no Pronto Socorro e Maternidade, e com 279 altas hospitalares até o momento, destas, 81% de pacientes SUS.

- PUBLICIDADE -

Com 73 leitos, 45 deles dedicados a atendimento ao SUS, o HMVB atua nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto; Internação (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia); Maternidade e Apoio ao Diagnóstico, realiza procedimentos de média complexidade. Para isso, conta com uma equipe capacitada, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. 

Com Pronto Socorro aberto 24 horas, 7 dias da semana, o primeiro final de semana, após a FSFX assumir a gestão da unidade, foi bastante movimentado, comprovando a excelência da equipe de assistência e estrutura do hospital. “Recebemos um paciente com trauma e choque hemorrágico grave, vítima de ferimento por arma de fogo. Após uma cirurgia de emergência, o paciente ficou sob cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo e, após toda assistência necessária, teve alta hospitalar”, comemora Alessandra Martins, responsável técnica e assistencial da unidade.

A FSFX manteve a regulação SUS fácil com referência para casos de urgência de pacientes do município, prosseguiu com atendimentos a pacientes de planos de saúde e continua negociando com outros convênios da saúde suplementar, como forma de ampliar a oportunidade de atendimento a outros beneficiários.

“Sabemos da importância desse equipamento para a vida das pessoas. Cuidar da saúde da população, e mais do que isso, oferecer atendimento humanizado e de qualidade é uma das expertises da Fundação”, destaca Alessandra.

Indicadores positivos

Dentre os resultados e avanços alcançados, destacam-se os números de atendimentos prestados à população: foram mais de 2.400 atendimentos de pacientes recebidos no Pronto Socorro e Maternidade, cerca de 279 altas hospitalares, sendo que 81% destas altas hospitalares referem-se a pacientes SUS,  57 procedimentos cirúrgicos, entre eles, procedimentos de urgência e emergência, sendo 67% dos procedimentos realizados pelo SUS. Conseguimos também, taxa de nascimento por parto normal em torno de 72%, sendo que 80% dos atendimentos referem-se a pacientes SUS.

Alguns números (Primeiros 30 dias)

Pronto Socorro 2.064
Maternidade 359
Cirurgias  57
Partos  32
Altas hospitalares 279

Classificação da Informação: Pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui