Fundação Aperam Acesita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realiza Formação Continuada para  especialistas da educação

92

Evento deu início às ações da Formação em Timóteo e debateu o currículo socioemocional e sua relação com o IDEB

- PUBLICIDADE -

A Fundação Aperam Acesita em parceria com Prefeitura Municipal de Timóteo realizou na última sexta-feira (23), no Centro de Educação Ambiental – Oikós, o 1º módulo de capacitação para orientar e traçar estratégias junto aos 50 especialistas da Educação, das escolas da rede municipal. O evento deu início às ações da Formação Continuada e debateu o currículo socioemocional e sua relação com o IDEB, com o tema “Relação IDEB – Atuação Socioemocional”. Na oportunidade, também foi oferecido um almoço em comemoração ao Dia Nacional do Pedagogo, celebrado no dia 22 de agosto.

A iniciativa fez parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino e foi orientada pela pela doutoranda em Psicologia Social, Marli Andrade,  administrador e gestor de Projetos, Paulo Henrique Silva e pelo pedagogo e professor, Saulo Silva. A iniciativa teve como foco teórico à luz da BNCC e práticas fundamentadas no Currículo Referência de Minas Gerais para implementação do Currículo Socioemocional da Rede Municipal de Educação de Timóteo.

“A proposta visa ofertar aos Especialistas em Educação da rede municipal estratégias de metodologias ativas oportunizando o protagonismo do estudante compreendendo-o como sujeito multidimensional. Os subtemas apresentados neste primeiro encontro foram: protagonismo, comunicação, centralidade e progressões, transição (da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental e dos anos iniciais para os finais), palavras chave da educação contemporânea, intencionalidade e planejamento reverso”, destacou Marli Andrade.

Para  o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a iniciativa é o primeiro passo para preparação das mudanças e transição suave das aprendizagens essenciais nas redes de ensino. “Entendemos que com as novas diretrizes, precisamos estar atentos quanto a capacitação desses profissionais, que irão lidar diretamente no ambiente escolar como multiplicadores. A partir desses encontros, nossa finalidade é apresentar e potencializar as possibilidades, preparando para as novas perspectivas no processo educacional, assim quanto mais preparados estiverem, melhor será os resultados e a qualidade do ensino”, finaliza.

“Com a aprovação da BNCC e do Currículo Referência de Minas, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, precisava adequar seu currículo e o caminho seria realizar uma formação continuada com os gestores e especialistas. Buscou-se então, a parceria da Fundação Aperam Acesita que há anos desenvolve ações para a melhoria da qualidade da educação em parceria com a Secretaria de Educação de nosso município, contribuindo para a execução e continuidade das políticas públicas, com excelência”, pontuou a subsecretária de Educação de Timóteo, Márcia Lessa.

Passo a passo

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Novo Tempo, Ana Maria Leite Ferreira, atua na educação desde 1997. Para ela, toda mudança é bem-vinda e desafiadora. “ Toda possibilidade de mudança trás uma expectativa. É um processo gradativo, que precisa de adaptações até mesmo em relação às realidades das escolas. Como educadores, precisamos compreender essa transição, aliando a família neste processo, que eu acredito que são fatores determinantes no âmbito educacional”, enfatiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui