Gestores municipais conhecem estrutura de Fabriciano para enfrentamento à pandemia

28

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Comitê Gestor de Crise Covid-19, se reuniu com prefeitos, secretários municipais e lideranças regionais da microrregião de Coronel Fabriciano para apresentar a estrutura do Hospital Dr. José Maria Morais para enfrentamento à Covid- 19. A microrregião é formada pelos municípios de Coronel Fabriciano, Pingo D’ Àgua, Dionísio, Jaguaraçu, Córrego Novo, Marliéria, Antônio Dias e Timóteo.  

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Coronel Fabriciano já colocou em funcionamento 40 leitos exclusivos para a doença, sendo 20 de UTI, e prepara outros 20 leitos que ainda estão em obras. Atualmente há 10 pacientes internados.   

O prefeito Dr. Marcos Vinicius Bizarro esclareceu que o Hospital Dr. José Maria Morais pertence ao Estado, quem tem o dever de regular os leitos disponíveis e controlar a oferta conforme a necessidade dos municípios da microrregião de Saúde de Fabriciano. Ele esclareceu que mesmo o Estado não tendo enviado os equipamentos o município tomou a iniciativa, fez os investimentos com recursos próprios de R$1,2 milhão e colocou os leitos estão à disposição dos municípios. 

Dr. Marcos pediu aos colegas prefeitos que não entrem em pânico. Ele lembrou que não justifica pequenos municípios investirem em UTIs, que custam caro e requerem equipes permanentes. “No momento o importante e unir forças já que o vírus se espalhou e a transmissão ocorre de forma comunitária. Precisamos ter atitudes corretas para não deixar a doença fugir ao controle”, disse.

TRANSPARÊNCIA

O prefeito Dr. Marcos Vinicius reafirmou que trabalha com dados reais e repudia qualquer dúvida a respeito das notificações feitas pelo município. “Estamos abertos ao Ministério da Saúde, Governo do Estado e quem quiser auditar, pode vir que a nossa transparência está aberta para todos que quiserem ver”, disse. O prefeito ressaltou que o município foi o primeiro a lançar o boletim diário e criou um portal exclusivo https://covid.fabriciano.mg.gov.br/ para informar a população tudo que se passa em relação à Covid-19.

A secretária de governança da saúde, Kátia Barbalho apresentou os investimentos e as ações feitas pelo município, os dados mais recentes e um vídeo da ala exclusiva. 

Presente à reunião, o Superintendente Regional de Saúde, Ernany Duque Júnior informou que para o Estado o hospital Dr. José Maria Morais é referência regional e agradeceu as medidas tomadas por Fabriciano. Segundo o superintendente, “uma remessa de respiradores e testes rápidos chegará ao Vale do Aço nos próximos dias para reforçar o trabalho dos municípios no enfrentamento ao coronavírus”. 

Dentre os presentes na visita ao HJMM estavam os prefeitos de Antônio Dias, Benedito de Assis; Marliéria, Geraldo Magela; Diretor Geral da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço, João Luiz Teixeira Andrade o deputado estadual Celinho do Sinttrocel. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui