Ipatinga elege novos Conselheiros Tutelares

22

A comunidade de Ipatinga elegeu, neste último domingo (6), 16 conselheiros tutelares municipais, que atuarão no órgão no próximo quadriênio 2020/2023. Com o registro de 3.322 votos, a eleição ocorreu, de forma manual, na Escola Estadual Manoel Izídio, no centro da cidade, das 8h às 17h. Confira o ranking de votação abaixo.

Com a existência de dois Conselhos Tutelares no município, é necessária a eleição de 20 conselheiros ao todo, sendo cinco efetivos e cinco suplentes para atuar na Regional I, e o mesmo número para a Regional II. 

- PUBLICIDADE -

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cláudia Castro, devido à falta de candidatos aptos para o preenchimento total das vagas, a Comissão Organizadora do pleito terá que realizar em Ipatinga uma eleição suplementar, em data ainda a ser definida em comum acordo com a Promotoria da Infância e da Juventude. 

Conforme o edital de convocação, o CMDCA tem até o dia 16 para divulgar oficialmente os nomes dos 20 conselheiros tutelares, efetivos e suplentes, que assumirão os postos. 

Processo eleitoral

Ipatinga contabilizou, desde o início do processo eleitoral, a inscrição de 57 candidatos. Após a realização das quatro primeiras etapas, que são análise de documentos, prova escrita, prova de informática e avaliação psicológica, somente 16 chegaram se habilitaram à fase final, que é a de votação. 

Sindicância

Ainda de acordo com Cláudia Castro, “durante o período de votação, neste domingo, várias denúncias sobre compra de votos e boca de urna foram feitas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por parte de alguns candidatos. Nós já abrimos investigação junto aos órgãos competentes para apuração e análise das informações. Atentos aos prazos, muito em breve, informaremos os nomes dos conselheiros aptos a assumirem as vagas”, enfatizou. 

A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente segundo o seu Estatuto. 

Confira o ranking de votação

Conselheiros Tutelares Efetivos Quantidade de votos
Rocirene Pissinati 423
Isabel Cristina (Tina) 349
Marcos Vinicius 282
Virgínia Bandeira 265
Michele Araújo Pires 253
Janaina Rodrigues  252
Pâmela Taty 216
Elisângela Batista 211
Erico Lisboa 188
Jessica Rosa 167

Conselheiros Tutelares Suplentes Quantidade de votos
Alessandra Pires 153
Joana D’arc 151
Martha Luna 138
Saulo Leal 121
Simone Damasceno 119
Cleia Mônica 34

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui