Ipatinga: Hospital Municipal promove 2º Simpósio de Controle de Infecção

49

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no dia 28 de junho o 2º Simpósio de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do Centro de Estudos do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). Promovido pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente e Núcleo de Educação Permanente do HMEM, o evento tem como tema “Evidências de Cuidados na Assistência para Prevenção a Infecção”.  

- PUBLICIDADE -

Segundo a médica infectologista Carmelinda Lobato, “o evento será realizado após uma importante conquista dos profissionais da unidade hospitalar, que conseguiram combater quase que totalmente uma bactéria multirresistente que circulava nos leitos. O esforço resultou em uma Certificação Interna de Controle de Excelência de Infecção para os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do box de emergência”, lembra.

Médica Carmelinda Lobato

“Nosso foco está na melhoria contínua dos serviços prestados”, explica ainda a médica. “Através do evento, o SCIH busca aumentar a adesão dos profissionais de saúde às recomendações e normatizações relacionadas à prevenção e ao controle das infecções no HMEM, a começar por uma atitude simples e eficaz, a correta higienização das mãos. Praticar essas ações faz com que os processos assistenciais sejam aprimorados, as medidas de prevenção sejam efetivas e os riscos para as infecções, consequentemente, reduzidos”.

O 2º Simpósio pretende reunir, no auditório do HMEM, das 13h às 17h, cerca de 150 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, servidores e estudantes da área. As inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br), clicando no banner 2º Simpósio Controle de Infecção.  

Confira a programação do 2º Simpósio 

Horário Atividades
13h Credenciamento
14h Palestra: “Nutrição e Prevenção de Infecção” com a Nutricionista Joseli Celin Fracaroli

Mediador: Camila Bethânia dos Santos

14h30 Discussão Interativa: “Infecção Associada à Assistência à Saúde” com a Drª Carmelinda Lobato

Mediador: Pedro Gonçalves da Silva

Mediador: Juliano Domingos de Oliveira Mediadora: Ana Paulo Leris

15h Coffee Break
15h20 Palestra: “Higiene Oral e Prevenção de Infecção” com a Odontologista: Christiane Costa Cunha

Mediador: Mônica Mendes Cordeiro

15h50 Palestra: “Boas práticas na utilização dos produtos estéreis na assistência à saúde: discutindo os impactos negativos das não conformidades” com a Enfermeira: Célia Geralda Mediador: Heslen Brito
16h20 Apresentação: “Projeto Zero Stenotrophomonas” com a Enfermeira SCIH Cláudia Maria Mediador: Surahia Charaf
16h50 Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui