Ipatinga incrementa ações para fortalecimento da saúde bucal - Silmara de Freitas - Portal de notícias do Vale do Aço.Silmara de Freitas – Portal de notícias do Vale do Aço.

Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018

Cultura/Educação
0

Ipatinga incrementa ações para fortalecimento da saúde bucal

Escovação Supervisionada (Copy)

 

Secretaria Municipal de Saúde planeja distribuição de 40 mil kits odontológicos neste ano

A Prefeitura de Ipatinga tem orientado a população sobre os cuidados da saúde bucal, sendo o tema trabalhado especialmente nas escolas municipais e creches conveniadas. Para os especialistas, sorriso bonito também é sinônimo de saúde. Seguindo um caminho que começa pela prevenção, mas que também passa por procedimentos mais complexos, a administração municipal iniciou nesta semana a distribuição de nova remessa de kits odontológicos e escovação supervisionada, como primeiro passo para os cuidados básicos. 

Nesta quarta-feira (9), foi a vez dos alunos da nova Escola Municipal de Educação Infantil no bairro Nova Esperança, inaugurada no mês de fevereiro pela administração municipal, receberem a equipe do Programa Educação Supervisionada. Quase 200 estudantes dos turnos vespertino e integral foram atendidos. Com isso, os profissionais da Seção de Saúde Bucal completam, já no início deste primeiro trimestre, a entrega de mais de 1.100 kits odontológicos, percorrendo dez unidades escolares.

A meta da Secretaria de Saúde de Ipatinga é distribuir, durante todo o ano, 40 mil kits contendo escova e creme dental. Alunos das 47 unidades escolares e 31 creches conveniadas receberão o material. O trabalho de prevenção e tratamento dos alunos ipatinguenses é permanente e faz parte das ações da Seção de Saúde Bucal, já reconhecido nacionalmente.

Maria Zilda (Copy)

Segundo a gerente da área, Maria Zilda Machado, “desde quando assumiu o governo, o pedido do prefeito Sebastião Quintão é trabalharmos para proporcionar motivos para nossa população, especialmente a mais carente, voltar a sorrir. Neste sentido, a prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida, uma vez que a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem-estar do indivíduo. E nós queremos fortalecer os cuidados na infância, por meio do trabalho de educação em saúde, para que crianças e adolescentes cheguem à fase adulta com um sorriso saudável”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que a rede municipal conta com equipes de profissionais qualificadas para realizar com excelência cuidados e tratamentos das mais diversas naturezas. 

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Claudiana Azevedo, “o trabalho nas instituições de ensino visa, sobretudo, a prevenção de problemas mais sérios no futuro. Nas escolas que possuem consultório odontológico, o atendimento é realizado no local, enquanto nos demais casos o estudante é enviado à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, orienta. 

Programa Escovação Supervisionada na EMEI do Nova Esperança  (Copy)
Atendimento 
Atualmente, a Seção de Saúde Bucal conta com 65 consultórios odontológicos distribuídos em 14 Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento, Clínica Integrada, Centro de Controle de Doenças Infecto-parasitárias, Estação Sorriso e Escolas Municipais. Neles são realizados tratamentos básicos como limpezas, restaurações e extrações.

Já no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado ao lado da Policlínica, no bairro Cidade Nobre, são realizados tratamentos de canal e periodontia, cirurgias complexas e colocação de próteses dentárias, entre outros serviços especializados. 

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail
Silmara de Freitas

Sobre a colunista: Silmara de Freitas

Existem 0 comentários

Deixe um comentário

Quer expressar sua opinião?
Deixe uma resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.