LBV contribui para uma boa qualidade de vida aos idosos - Silmara de Freitas - Portal de notícias do Vale do Aço.Silmara de Freitas – Portal de notícias do Vale do Aço.

Terca-Feira, 25 de Setembro de 2018

Cultura/Educação
0

LBV contribui para uma boa qualidade de vida aos idosos

p

O programa Vida Plena, da LBV, oferece diversas atividades como, dinâmicas, rodas de conversa, passeios culturais, danças, palestras, artesanatos_ tudo visando a melhoria na qualidade de vida dos idoso

Em Ipatinga, a Instituição oferece diversas atividades que visam contribuir para a saúde física e mental dos atendidos.

O envelhecimento é um processo natural da vida e é nesse momento que as relações sociais se tornam ainda mais importantes. Participar de momentos de lazer e ludicidade, em um espaço agradável, de troca de experiências, é fundamental para um envelhecer saudável.

Uma rotina ativa com tarefas simples, como caminhadas de baixa intensidade, cuidar do jardim, jogos e brincadeiras em grupo, leitura, bordado, música, dança,; o lazer em geral, proporciona uma melhora na saúde dos idosos em diversos aspectos, auxiliando no afastamento de doenças comuns dessa faixa etária.

Copy)

Visita ao Viveiro Municipal da cidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo foi sensibilizar os idosos sobre a importância do nosso papel no exercício da cidadania e na preservaçã 

Na questão física, as atividades podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, para a mobilidade, flexibilidade, força muscular e equilíbrio corporal; além de ajudar na memória e no raciocínio. Já no aspecto emocional, os exercícios de lazer ajudam a combater o desânimo, o sentimento de solidão, a depressão e diminuem a tendência ao isolamento.

Diante disso e pensando em contribuir para uma boa qualidade de vida na terceira idade, a Legião da Boa Vontade (LBV) em Ipatinga/MG, oferece em seu Centro Comunitário de Assistência Social o programa Vida Plena, onde são oferecidas diversas atividades como: dinâmicas, rodas de conversa, passeios culturais, danças, artesanatos, palestras, e entre outros.

“No grupo, os idosos têm a oportunidade de compartilhar ideias, experiências e assim, fortalecer o vínculo afetivo. O objetivo desse trabalho será de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social”, destacou a assistente social da LBV, Cristina de Vasconcelos.

O programa é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e os encontros acontecem semanalmente na Instituição. “Conhecer a LBV está sendo muito bom para mim, principalmente as novas amizades que estou fazendo. Estou gostando de tudo e só tenho que agradecer, primeiramente a Deus, e a todos da LBV pela atenção, carinho e cuidado que tem com todos nós. Sempre fazemos atividades que ajudam muito em nossa saúde, além dos passeios legais a lugares que eu nem conhecia”, comentou a sra. Maria Lourdes José da Costa dos Santos, de 65 anos.

Para o sr. Rosário de Souza Carvalho, de 78 anos, as atividades que participa tem contribuído para a melhora de sua saúde do corpo e da mente. “Estou gostando muito de participar, está sendo muito útil, porque gosto de fazer amizades e estou tendo a oportunidade de conhecer novos amigos, e apesar de ser só eu de homem não me sinto sozinho. Gosto de fazer todas as atividades, principalmente as ginásticas, porque assim não fico muito parado, e cada vez sinto meu corpo melhor por causa disso”.

Quanto as atividades físicas, a educadora social da LBV, Greyce Santana, destaca que com a prática, o idoso tem a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, relaxar, e estar em contato com outras pessoas. “Ele recupera a confiança em si mesmo e fortalece o seu corpo. Atenuando assim os riscos de possíveis quedas, possibilitando uma melhora na qualidade de vida. É um direito assegurado pelo estatuto do idoso: Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

Então, é possível envelhecer com qualidade de vida? Sim, é totalmente possível! Basta estar feliz e ter expectativas positivas em relação ao futuro

Inscrições abertas!

Para realizar a inscrição, você deve ligar e agendar dia e horário. Na data combinada, se dirija ao Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço.

A  oferece, na cidade mineira, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, idosos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Dirija-se à Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Telefone: (31) 3822-8600.

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail
Silmara de Freitas

Sobre a colunista: Silmara de Freitas

Existem 0 comentários

Deixe um comentário

Quer expressar sua opinião?
Deixe uma resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.