‘Mais Luz, Mais Segurança’

218

NAS REUNIÕES nos bairros, a população tem oportunidade de apresentar suas demandas

CRÉDITO: SECOM/PMI

- PUBLICIDADE -

Luminárias de LED já chegam a 4 mil na rede pública de Ipatinga

Com objetivo de modernizar todo o parque de iluminação de Ipatinga, fazendo a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED, a Prefeitura de Ipatinga continua realizando encontros setoriais com a comunidade. Nestas plenárias é apresentado às lideranças e moradores dos bairros o Programa ‘Mais Luz, Mais Segurança’. Os investimentos realizados pelo município, oriundos da Taxa de Contribuição para Serviços de Iluminação Pública (Cosip), já viabilizaram a implantação de 4 mil luminárias de LED na cidade.

 

Iniciado há apenas um mês, o Programa que tem como tema ‘Ipatinga mais iluminada e segura’, criado por determinação do prefeito Sebastião Quintão, tem a meta de substituir 100% das lâmpadas convencionais do município até o fim deste ano. Elas são em número de 25 mil.

A troca representa uma economia de cerca de 30% no consumo de energia, além de evitar a manutenção constante que tem sido necessária, já que as lâmpadas que atendiam a cidade estavam bastante degradadas pela ação do tempo.  

A modernização foi iniciada pelos pontos referenciados pela Polícia Militar e Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps), além daqueles indicados pela população durante as reuniões e também pelos telefones da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma): 3829-8080 e 0800-285-4443.

Na noite da última terça-feira (23), o encontro foi com os moradores das comunidades dos bairros Chácaras Madalena, Recanto e Vila Formosa. Nesta quarta (24), com a comunidade do bairro São Francisco, e nesta quinta-feira (25), no bairro Bela Vista.

Aprovação total

Maria Neli da Silva Ferreira, moradora do bairro Chácaras Madalena, diz que está gostando muito do Programa. “As ruas estão ótimas com mais claridade. Aqui na avenida Tucanuçu já podemos sair à noite sem perigo algum. Estamos satisfeitos”, afirmou.

Rosilane de Pinho Lage, presidente da Associação de Moradores do bairro Recanto, avaliou que a substituição tem ajudado muito na segurança pública. “Era uma reivindicação antiga e agora estamos sendo atendidos. Os moradores estão vibrando onde as lâmpadas estão sendo trocadas. O melhor: com utilização da taxa da Cosip vemos nossos impostos se revertendo em melhorias. Isto tem favorecido inclusive na busca da polícia por criminosos”, comenta.    

Outro bairro atendido pelo Programa é o Nova Esperança. O secretário da Associação de Moradores, Marcélio de Oliveira, diz que já dá para sentir a diferença na redução da criminalidade. “Nós recebemos com muita alegria esta mudança no nosso bairro. Havia ruas bem escuras, com péssima iluminação. E já percebemos que não tem mais concentração de grupos de meliantes nelas. Eles se afastam dos locais onde há mais luminosidade. Aguardamos com ansiedade a conclusão do serviço em todo o bairro”, comemora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui