Mês do Consumidor: Procon realiza atendimento especial em Ipatinga

210
?

Em alusão ao Mês do Consumidor, o Procon de Ipatinga realizou um atendimento especial no hall da Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (19). Ao todo, foram feitos 42 atendimentos, com respostas para reclamações nas mais diversas áreas, tais como serviços de telefonia e internet, empréstimos consignados e vendas casadas, além de esclarecimento de dúvidas relacionadas ao FGTS.

- PUBLICIDADE -

Quem esteve no hall da Prefeitura com alguma dúvida em suas relações de consumo foi atendido e encaminhado à sede do órgão, localizada na rua Edgard Boy Rossi, 170, Centro. Ali é montado o respectivo processo que deverá ser o instrumento de defesa do consumidor.

Cerca de 40 a 50 reclamações recebidas diariamente no Procon de Ipatinga estão relacionadas à venda casada, uma prática comum em vários estabelecimentos. Por isso, a recomendação do órgão ao consumidor é no sentido de que evite estas compras ou operações. Esta prática comercial específica consiste em vender determinado produto ou serviço somente se o comprador estiver disposto a adquirir outro produto ou serviço da mesma empresa, não necessariamente desejado pelo consumidor. Este tipo de operação pode também se dar quando o comerciante impõe quantidade mínima para a compra.  

O artigo 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor, prevê: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.

Procon nas ruas

Na próxima semana, o Procon ipatinguense, ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), cumprirá extensa programação de atendimento ao público nas feiras da cidade.

Na segunda-feira (26), uma tenda funcionará na Praça 1º de Maio, no Centro, de meio-dia às 18h; na terça-feira (27), será a vez da Feira do bairro Bom Retiro, de 7h ao meio-dia. Na quarta-feira (28), o Procon vai atender na feira do bairro Iguaçu, também de 7h ao meio-dia, e na quinta-feira (29) será a vez da Feira do bairro Bethânia receber o serviço, a partir do meio-dia. Na sexta-feira (30), o atendimento será na Feira do bairro Bom Jardim, também após o meio-dia. Sábado (31), será a Feira do bairro Veneza, de 7h ao meio-dia. E, fechando a programação, no Domingo de Páscoa (1º de abril), o atendimento acontece no Parque Ipanema, a partir da 7h.

As pessoas interessadas em buscar atendimento em algum destes dias são orientadas a levar a Nota Fiscal do produto, CPF e documento de identidade, mais o comprovante de endereço. Caso o produto tenha sido recolhido para reparos, é necessário também que se leve a Ordem de Serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui