Musical Pé de Sonho no Festival da Criança

9

No dia que é dedicado à criança o projeto Festival da Criança apresenta um musical prá lá de divertido com o grupo Pé de Sonho, que é liderado pelos músicos, compositores e educadores Weber Lopes e Geovanne Sassá. Trata-se do lançamento do segundo CD do grupo que foi criado em 2014, com a proposta de desenvolver conteúdo infantil que valorize a infância. A partir das 19h do dia 12 de outubro o palco do teatro do Centro Cultural Usiminas será invadido pela magia e alegria deste mágico musical.

O CD  apresenta novas canções de Weber Lopes com temáticas curiosas, estimulantes e provocadoras, que ampliam e reforçam a mágica do universo criado pelo grupo. Dragões, robôs, sacis e a bruxinha Zigfrida convivem em harmonia com bichos que botam ovos, borboletas, peixes e centopéias. De um jeito mágico e divertido o musical apresenta uma nova música para Chapeuzinho Vermelho, além de canções que falam de brincadeiras curiosas e até de bulliyng.

Weber Lopes é um dos violonistas e compositores mais respeitados da música

brasileira. Com 3 CDs lançados é referência na nova geração de instrumentistas. Paralelamente a seu trabalho como músico Weber se dedica à educação e produção musical infantil. Por meio de seu trabalho em escolas ele compõe canções que tem como característica apresentar o olhar da criança. Concebida em sintonia com os projetos desenvolvidos em sala de aula, sua produção se diferencia pela adequação da linguagem ao universo infantil.    

  Geovanne Sassá é integrante do Grupo Tambolelê, que une as tradições do congado e dos tambores afro mineiros com a MPB e a música pop. Sua carreira é marcada por turnês no México, China, Itália, França, Austrália e Nova Zelândia, entre outros. Há 15 anos se dedica à educação infantil em escolas por meio de oficinas que são ministradas por todo país.

Música e aprendizagem

A história do Pé de Sonho está intimamente ligada à prática escolar. O vínculo de Weber com escolas infantis em Belo Horizonte tem possibilitado a criação de um vasto repertório, inspirado em projetos de sala, livros e histórias coletivas e teatros criados pelas turmas. A matéria prima de sua produção é a linguagem, o vocabulário, a compreensão e a visão de vida da criança. Para Weber a música é um recurso de reflexão para uma compreensão mais plena do mundo e é capaz de criar um ambiente que propicia a articulação de várias áreas do conhecimento. Os processos criativos, resultados desses encontros, proporcionam aprendizados afetivos e criativos, novos interesses, identidade, autoestima e crescimento de todas as partes envolvidas, destaca o compositor.

Outra proposta do grupo é o Programa Pé de Sonho no Rádio, que é apresentado toda quinta-feira na Rádio Inconfidência, FM 100,9, sempre às 10h50. Crianças e adultos se revezam no microfone do programa que trata de temas de interesse do público infantil como sons do corpo, adivinhações, planetas, profissões, brincadeiras favoritas, ecologia e estações do ano, que são discutidos com muito humor e descontração. Além disso, a inclusão de músicas na programação garante a divulgação dos artistas dedicados a esse repertório em todo Brasil.

A apresentação do dia 12 de outubro é viabilizada por meio da parceria do projeto Festival da Criança e Pé de Sonho Circulação, ambos realizados utilizando os beneficios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

O Festival da Criança é patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura, Panorama Tower Hotel, Associação Cultural Zélia Olguin. A realização é de Marilda Lyra com produção de Claudinei de Souza. Ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site eventim.com.br a R$ 15,00 a meia entrada, estendida a todas as categorias até duas horas antes do início da apresentação. Informaçõe (31) 3822 3031.

Contatos: Marilda Lyra (31) 99966 4166
Claudinei de Souza (31) 98883 3142

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui