Núcleo de Empreendedorismo Jovem do Sebrae forma primeira turma em Belo Oriente

197

Mais de 60 alunos receberam o diploma de Técnico em Administração com ênfase em gestão de negócio. O curso é gratuito e destinado a jovens da rede pública de ensino.

Alunos da primeira turma do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) do Sebrae participaram, na última sexta-feira (16), em Belo Oriente, da cerimônia de conclusão do curso de Técnico em Administração, com ênfase em gestão de negócio. O projeto é fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas, a Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), o Instituto Cenibra, a Prefeitura de Belo Oriente e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC). A solenidade, realizada em um salão de festas da cidade, reuniu representantes das entidades parceiras, empresários, professores, familiares e os 68 alunos que participaram do programa.

- PUBLICIDADE -

Do Sebrae Minas, estiveram presentes o diretor de operações; Marden Magalhães, o gerente da regional Rio Doce e Vale do Aço; Fabrício Fernandes, a gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo; Fabiana Pinho, a analista técnico em educação e empreendedorismo; Verislânia Regina de Albuquerque, e a analista técnica da regional; Nayara de Aguilar Araújo.

Para o diretor de operações, o NEJ é um instrumento de preparação dos jovens para o mercado. Ele acredita que a aplicação da metodologia na cidade, voltada ao desenvolvimento de habilidades ligadas ao empreendedorismo, trará resultados significativos em curto prazo. “Acreditamos que esses jovens serão lideranças ou que irão assumir cargos importantes em empresas. A nossa expectativa é conseguir demonstrar, a partir da experiência em Belo Oriente, que o poder de transformação do projeto é factível e real”, pontua Marden.

Participaram ainda Leida Hermsdorff Horst Gomes, coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Instituto Cenibra, o prefeito do município de Belo Oriente, Hamilton Rômulo de Menezes, e a diretora-geral do Colégio Padre de Man, Ledsônia Dias Gomes Ferreira, representando a UBEC.

Com direito à decoração, coquetel e alunos trajados de beca, o evento contou com homenagens, discursos de oradores, agradecimentos, juramentos e a tão esperada entrega do diploma. Um momento que, segundo os alunos presentes, representou o início de uma importante jornada profissional. “O NEJ me apresentou um universo novo e ampliou a minha visão sobre empreendedorismo. Pretendo aplicar todo o aprendizado adquirido para conquistar, em breve, o meu espaço no mercado de trabalho”, destaca o aluno Gabriel Barbosa Lima, de 18 anos.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ)

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), em parceria com o Governo de Minas, e nasceu com a proposta de formar jovens na área de gestão de empresas, desenvolvendo competências empreendedoras e conhecimentos em Administração. Para ingressar é preciso estar cursando o 3º ano ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino, ter idade entre 16 e 24 anos e ser aprovado no processo seletivo. O curso é gratuito e tem duração de um ano. O projeto NEJ foi fundado em 2010 e, até então, já formou milhares jovens empreendedores em Belo Horizonte.

Depois dos resultados obtidos na capital mineira, a iniciativa foi replicada no interior, com a implantação do NEJ em Belo Oriente e Montes Claros. Na cidade do Vale do Aço, o curso foi realizado na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brito. A instalação do núcleo em Belo Oriente só foi possível devido à participação efetiva dos parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui