Oficina em Fabriciano debate “Habitação e Cidade”

142

Fabriciano No próximo sábado (26) será realizada a oficina “Habitação e Cidade”, dentro do Projeto Calço- Morro do Tomate, desenvolvido pela Associação Solidariedade Brasil-Togo (ASBT). O evento acontece das 8h30 às 17h30, na sede da entidade em Coronel Fabriciano (avenida Rubem Siqueira Maia, 674, Centro). 

O Projeto Calço é desenvolvido pela Associação Solidariedade Brasil-Togo (ASBT), fundada em 2001 e oferece apoio – daí a origem do nome Projeto Calço – a jovens e adolescentes de famílias carentes. Através de um trabalho voluntário, são promovidas ações de inclusão social, visando o resgate à dignidade e à cidadania, através da capacitação profissional, condições mínimas de moradia e higiene pessoal.

- PUBLICIDADE -

Ministrada pela arquiteta e urbanista Kênia Barbosa, a oficina deste sábado abordará diversas terminologias relacionadas à questão habitacional: assentamentos precários, ocupação informal, aglomerados subnormais, zonas de especial interesse social (ZEIS) e áreas de especial interesse especial (AEIS), vilas, favelas e comunidades. Além de um histórico da questão habitacional no Brasil, no contexto local e regional, bem como a relação entre a moradia e sua inserção no meio urbano.

A palestrante é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste e diretora na empresa Vandaime. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em planejamento urbano: plano diretor participativo, planejamento metropolitano, urbanismo participativo e projetos de espaços livres públicos.

Leitura Urbana 

Durante a oficina será desenvolvido uma atividade prática de Leitura Urbana do Morro do Tomate, no bairro Caladinho, através da visita de campo e atividade em sala. O Projeto Calço – Morro do Tomate é fruto de um convênio de Assistência Técnica de Interesse Social (ATHIS) firmado entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG) e a empresa One Consult, apoiadora da ASBT, e tem o apoio do Unileste e Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano.

As oficinas são gratuitas e voltadas aos profissionais da arquitetura e urbanismo e áreas afins, agentes públicos, estudantes de cursos de graduação, profissionais e empresas da construção civil e a comunidade do Morro do Tomate, aglomerado informal localizado em Coronel Fabriciano. “Através das oficinas, pretendemos orientar o público envolvido na compreensão e preparação para o desenvolvimento de projetos de melhorias habitacionais para famílias de baixa renda”, explica Kênia Barbosa.

O que é ATHIS?

Com base na Lei Federal nº 11.888/2008, a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) são todos os serviços técnicos de arquitetura e urbanismo, engenharia, direito, serviço social, geografia, geologia, biologia e outras áreas afins, necessários para garantia do direito à moradia digna das famílias com rendimento mensal de até três salários mínimos. 

Serviço

Oficina “Habitação e Cidade” 

Data: 26 de outubro (sábado) – Horário: 08h30 às 17h30

Local: Av. Rubem Siqueira Maia, 674 – Centro – Coronel Fabriciano/MG

Inscrições gratuitas: www.projetocalco.com.br  – Contato: one@oneconsult.net.br

Vagas limitadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui