ONG de Ipatinga realiza neste sábado mutirão de castração de felinos

172

AGENDAMENTO dos interessados deve ser feito previamente

 

- PUBLICIDADE -

CRÉDITOS: Divulgação ONG Sobre quatro Patas

 

Neste sábado (11), acontece um grande mutirão de castração de gatos em Ipatinga, a partir das 13h, promovido pela Organização Não Governamental (ONG), ‘Sobre Quatro Patas’.

 

Entre os principais objetivos desta ação estão: o controle populacional dos felinos, evitar o abandono, as ‘saidinhas’ e as brigas dos felinos por território. Mas principalmente diminuir os casos de doenças como a esporotricose.

 

Comumente conhecida como uma doença de pele, a esporotricose é causada pelo fungo Sporotrix Schenkii. Este fungo está na natureza, por isso não é difícil que o seu pet tenha contato com ele. A doença que é transmissível aos humanos, tem cura e pode ser controlada também com a castração dos gatos.

 

“As pessoas precisam entender que castrar o animal, é uma questão de saúde pública. Além de evitar que ao sair de casa ele seja envenenado. Manter o gato em segurança de forma responsável, reduz muitos gastos desnecessários, dissabores e tristeza com a perda do animal”, explica Edna Albino, coordenadora da ONG.

 

Ela informa que o mutirão terá preços populares, será feito em parceria com a médica veterinária Simone Guerra, na rua Joaquim Nabuco, 144, no bairro Cidade Nobre.

O agendamento deve ser feito previamente, pelo telefone da coordenadora: (31) 9 8964-2204.

 

Edna explica que a ONG sempre prestou serviços em Belo Horizonte, onde foi criada há cerca de 4 anos. Mas desde o início do ano passado, a ‘Sobre Quatro Patas’, iniciou seus trabalhos no Vale do Aço, atuando principalmente em Ipatinga.

 

“Sou da cidade e sempre trabalhei na proteção e resgate animal. Atuei por muitos anos na capital mineira, mas retornei para perto da minha família. Trouxe comigo esta necessidade de continuar com a causa na região. Outra preocupação da ‘Sobre Quatro Patas’ é também diminuir o abandono de gatos tão comum em Ipatinga, quando acontece a reprodução desordenada. Nossa expectativa é manter uma campanha mensal de castração. O apoio da sociedade em geral será fundamental para manter esse projeto”, observa.

 

Outras dicas

 

Ela acrescenta ainda a importância das pessoas terem consciência de que adquirir um animal de estimação é assumir uma ‘guarda responsável’. Isso consiste em planejar e tomar alguns cuidados necessários e obrigatórios para manter seu gato sempre saudável e feliz, tais como alimentação e água frescas, acomodação adequada, levá-lo ao veterinário regularmente, evitar o estresse no animal, castrá-lo e dar condições para que ele possa brincar e colocar telas nas janelas para evitar as fugas dos pets.

 

Edna Albino diz que a ONG tem muitos cães e gatos em condição de serem adotados. “Todos que estão disponíveis para adoção estão saudáveis, castrados e devidamente vacinados”, observa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui