PACIENTES COM PROBLEMAS RENAIS

52

Secretaria de Saúde de Ipatinga zera fila de espera do SUS no município

Cumprindo o compromisso de buscar alternativas para zerar as filas de exames e procedimentos em Ipatinga, a Secretaria de Saúde informou nesta quinta-feira (12) que em pouco mais de 90 dias o município conseguiu suprir toda a necessidade de realização da litotripsia extracorpórea – método que visa à redução ou trituração dos cálculos renais por ondas de choque – entre pacientes do SUS. 

- PUBLICIDADE -

A técnica é a mais utilizada por urologistas brasileiros para o tratamento de quadros de litíase (pedra nos rins, cálculos renais e urinários), sendo então um socorro providencial para solucionar o drama vivido por dezenas de pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em novembro do ano passado, a SMS começou a encaminhar pacientes de Ipatinga para o município de Caratinga para realização do procedimento. O encaminhamento somente foi possível após a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais aprovar o remanejamento de recursos locais. O município vizinho possui o prestador de serviço habilitado para realização do procedimento de litotripsia extracorpórea. Com isso, os pacientes que aguardavam há mais de dois anos na fila de espera foram direcionados para lá e assim foram atendidos.

“Aqueles pacientes que hoje derem entrada no Serviço de Autorização Médica (SAM) com pedido para realizar o procedimento da litotripsia extracorpórea já serão encaminhados para o prestador em pouco dias. A Administração conseguiu zerar a fila que existia no município há anos, e ainda segue garantindo a agilidade da assistência a novos pacientes que eventualmente precisem realizar o procedimento”, explica o diretor de Regulação, Rui Pereira.

“Isso é mais uma vitória da população de Ipatinga no que tange à área da saúde. Lembrando que conseguimos zerar a fila de realização dos procedimentos de litotripsia extracorpórea mesmo com o Governo do Estado devendo para o município, só na saúde, R$ 90 milhões. Não vamos medir esforços para continuar trabalhando, mesmo com todas as dificuldades, para proporcionar a melhor condição de saúde pública para nossa população”, comentou o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui