Parque Ipanema recebe atividades da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

77

A Banda Brasil Excepcional, formada por alunos da APAE de Ipatinga fará uma apresentação durante as festividades da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

- PUBLICIDADE -

Crédito: Secom /PMI

Evento de abertura ocorre neste domingo (19), a partir das 9h. De acordo com o último Censo, o Brasil tem nada menos que 45.606.048   pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população

“Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Este é o tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, marcada nacionalmente por ações entre os dias 21 e 28 de agosto. Em Ipatinga, uma programação será cumprida com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) neste domingo (19), a partir das 9h, no Parque Ipanema.

A decisão de fazer o evento de abertura no Parque Ipanema, segundo a presidente da APAE de Ipatinga, Miriane Cristina Miranda, é para chamar atenção da sociedade civil sobre a importância do assunto.

“Este tema é central nas discussões atuais para o processo de inclusão social da pessoa com deficiência intelectual. É fundamental escutar a família, assim como a própria pessoa com deficiência intelectual, para entendermos melhor suas demandas e sejam mais eficientes as políticas públicas elaboradas”, explicou.

Programação

Neste caminho de corresponsabilidade entre profissionais, família, pessoa com deficiência intelectual, poder Executivo e sociedade, todos esses atores devem participar ativamente da luta.  Assim foi montada uma programação especial que se estende até quinta-feira (23), complementando as atividades deste fim de semana.

Está prevista a participação do prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, na abertura oficial da Semana, neste domingo.  O evento terá apresentação de dança dos alunos da APAE, e também da banda Brasil Excepcional. Além das atrações culturais, serão oferecidos para as crianças brinquedos, pipoca e algodão-doce.

“A Prefeitura de Ipatinga não poderia ficar indiferente a um evento como este, de extrema importância para a inclusão social. Precisamos despertar essa conscientização em toda a sociedade e, para isso, nos empenhamos para dar visibilidade ao tema. É nossa responsabilidade pensarmos juntos políticas públicas que favoreçam essa causa”, afirmou o chefe do Executivo.

Nos dias 21 e 22 de agosto, terça e quarta-feira próximas, a programação será interna, na APAE, com apresentação de um seminário e a inauguração da quadra poliesportiva da entidade.

Para o encerramento, no dia 23 de agosto, será realizado um piquenique entre os alunos, a família e os profissionais da APAE na área recreativa do clube Usipa.

Brasil Excepcional APAE

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ipatinga trabalha atualmente com cerca de 350 alunos.

O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem nada menos que 45.606.048   pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. Deste total, 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.

Post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui