PMI inclui campus federal do IFMG entre os temas da Agenda de Convergência

171

A REUNIÃO da Agenda de Convergência aconteceu na noite de segunda-feira (9), na FIEMG Regional

Crédito: SECOM-PMI

- PUBLICIDADE -

O prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento da Silva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Célio Aleixo, participaram na noite de segunda-feira (9), na sede da FIEMG Regional, de reunião da Agenda de Convergência do Vale do Aço em que foi assinado pelo governo do Estado o reconhecimento do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico. Os APLs são grupos de empresas de uma mesma região e que apresentam especialização produtiva, mantendo vínculos de articulação, interação, cooperação a aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa para desenvolvimento da região em que se encontram. O ato teve a participação do secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Antônio Fernando Máximo.

O governo municipal de Ipatinga aproveitou a ocasião para inserir um novo tema na programação do eixo de Educação da Agenda de Convergência, que aborda ainda providências tomadas por empresas e autoridades locais em benefício da coletividade nas áreas de Infraestrutura, Segurança, Saúde, Competitividade e Sustentabilidade. Os presentes foram informados quanto aos avanços promovidos pela Prefeitura para funcionamento do campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), no bairro Veneza, e que envolvem investimentos da ordem de R$ 7 milhões. A estrutura física do prédio já está praticamente concluída e ele começa a ser abastecido com mobiliário. A expectativa é que nos próximos dois meses já possam estar sendo realizadas no local as aulas das turmas de Engenharia Elétrica, que hoje acontecem nas dependências da Estação Qualifica, no Centro. Trata-se do primeiro curso superior presencial gratuito implantado na cidade. A perspectiva é de que, em cinco anos, 210 novos engenheiros tenham sido formados na cidade, pelo Instituto.

Ações de governo

O prefeito Jésus Nascimento, ex-secretário de Educação, lembra que a administração municipal conquistou recursos para as obras de implantação do campus do IFMG em Ipatinga através do gabinete do deputado federal Leonardo Quintão. “Quando o atual governo assumiu, o prédio, originalmente criado para abrigar a antiga Escola Presidente Vargas, encontrava-se completamente abandonado, teve vários materiais furtados (pias, portas, janelas, metais, fiação, etc) e servia inclusive de refúgio a usuários de drogas”, recordou.

O ingresso dos alunos no IFMG se dá por meio da nota do ENEM nos últimos três anos ou via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Além do curso presencial de Engenharia Elétrica, o atual governo oferece por meio do Instituto três cursos técnicos gratuitos, nas áreas de Segurança do Trabalho, Mecânica e Eletrotécnica, com um total de 250 alunos.

AGENDA DE CONVERGÊNCIA (Copy)

Estradas e campanha

Outras boas notícias na reunião da Agenda de Convergência foram o avanço das obras de pavimentação da BR-381 e MG-760. O presidente da FIEMG, Luciano Araújo, informou que há um orçamento de R$ 228 milhões aprovado no Congresso Nacional para sequência da duplicação da 381, este ano, representando garantia de recursos para 62,8 quilômetros de um dos trechos. Em relação à estrada que liga o Vale do Aço à Zona da Mata, via Parque Estadual Rio Doce, já estão pavimentados 7,6 quilômetros e outros 10,7 terraplenados, de um percurso total de 57 quilômetros.

Também nesta segunda-feira, foi lançada uma campanha apartidária batizada como ‘Voto VALE do Aço’, voltada para a eleição de dois deputados federais e quatro estaduais da região. A meta seria alcançada com mais de 30% dos votos dos eleitores do Vale do Aço dirigidos a candidatos locais. Para que se tenha uma ideia de como são pulverizados os votos na região, de 528 candidatos que se lançaram a deputado Estadual em 2014, por Minas Gerais, nada menos que 492 foram votados em Ipatinga. De 609 candidatos a deputado federal, os votos foram dados a 528 nomes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui