Prefeito ganha seis páginas em livro de memórias de japoneses em Ipatinga

205

O DIRETOR Executivo para as Américas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, Kazuhiro Egawa, autografou o livro de memórias

- PUBLICIDADE -

CRÉDITOS: SECOM-PMI

Executivos de grupo siderúrgico asseguram também em visita ao prefeito que “todo esforço será empreendido para ampliar as condições de segurança na Usiminas”

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, recebeu na tarde desta quinta-feira (23), em seu gabinete, uma honra especial de alguns dos mais altos executivos do grupo siderúrgico Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), líder mundial em produção integrada de aço e um dos acionistas controladores da Usiminas. Além de ter sido a primeira pessoa a ganhar de presente e poder folhear um exemplar do livro ‘Memórias: Uma história feita de encontros”, que acaba de ser lançado, resgatando com fotos e depoimentos inéditos capítulos importantes da integração dos japoneses com a comunidade local, o Executivo ipatinguense foi homenageado com seis páginas no fechamento do trabalho editorial.

Esta foi também a primeira visita da comitiva representante do grupo japonês ao novo prefeito de Ipatinga, desde a sua posse. Foram recebidos o diretor Executivo para as Américas, Kazuhiro Egawa; o presidente para o Brasil, empossado há apenas um mês, Yuichi Akiyama, e o chefe do Escritório em Belo Horizonte, Osamu Nakagawa. Acompanhando a comitiva da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, Nardyello Rocha recebeu também Antônio Mendes, do Conselho de Administração da Usiminas.

O lançamento do livro ‘Memórias: Uma história feita de encontros”, produzido pelo jornal Diário do Comércio em parceria com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), foi programado para a noite desta quinta-feira (23), no Hotel San Diego, em Ipatinga. A obra aborda histórias de encontros entre japoneses e brasileiros por seis décadas, desde os anos de construção da cidade, passando pela ascensão da Usiminas como uma das maiores siderúrgicas da América Latina até os dias de hoje.   

Segurança em pauta

Um dos “Sete Samurais”, Antônio Pedrosa, fala no livro sobre os procedimentos de segurança implantados pelos japoneses ainda nos primeiros anos de instalação da siderúrgica, e este também foi um dos assuntos em pauta no encontro de Nardyello Rocha com os executivos nipônicos. O diretor para as Américas da NSSMC, Kazuhiro Egawa, lamentou ao Executivo ipatinguense o recente episódio da explosão de um dos gasômetros da Usiminas, assegurando que “todo esforço será empreendido para que isto nunca mais volte a acontecer e a comunidade jamais esteja novamente exposta a qualquer forma de ameaça dessa natureza”. Egawa ainda informou que uma auditoria internacional está empenhada na averiguação minuciosa das causas do acidente.

O prefeito Nardyello Rocha falou de seu empenho para dar total assistência à população e especialmente aos trabalhadores da siderúrgica, imediatamente após a ocorrência, registrada no último dia 10. “Estive pessoalmente na área da usina e, em apenas seis minutos, já tínhamos seis ambulâncias do SAMU empenhadas para socorrer eventuais vítimas. Em dez minutos, todas as nossas oito ambulâncias já estavam à disposição. E fiz questão de ter acesso às pessoas que foram resgatadas no local da explosão, conversar com elas dentro do Hospital Márcio Cunha. Graças a Deus não aconteceu algo de mais grave, e nosso relato, gravado em vídeo, chegou a ser utilizado também por veículos de Comunicação de Belo Horizonte, o que serviu para tranquilizar a população, já que várias pessoas chegaram até mesmo a deixar a cidade, temendo a contaminação do ar por gases”, relatou.

COMITIVA JAPONESES - VISITA AO PREFEITO (Copy)

DURANTE a visita da comitiva, os executivos japoneses falaram também sobre a recente explosão do gasômetro da Usiminas

Egawa disse estar muito feliz por Ipatinga “contar agora no governo com uma pessoa que, tendo nascido na cidade, tem todos os motivos para amá-la, dispondo dos requisitos necessários para fazer o melhor por ela”. Antes de encerrar a visita, ele autografou o livro de memórias com que presenteou o prefeito e deixou nele registrada uma dedicatória. Aproveitando a ocasião, também convidou-o a realizar um pronunciamento na cerimônia de lançamento prevista para a noite.

Ex-metalúrgico, assim como seu pai, além de entrevista que concedeu para a obra Nardyello Rocha também tem sua família e times de futebol a que pertenceu como atleta retratados em fotos no livro de memórias lançado pelos japoneses.

COMITIVA JAPONESES - PREFEITO NARDYELLO - Copia (Copy)

NAKAGAWA, Antônio Mendes, Egawa e Yuichi Akiyama posam junto ao prefeito, expondo a obra lançada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui