Prefeitura de Ipatinga anuncia intervenção para dar maior fluidez ao trânsito na BR-381

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Prefeito Nardyello Rocha visitou o local onde serão feitas as melhorias, que darão mais fluidez ao trânsito

Objetivo é desafogar o trânsito no sentido Centro/Horto, principalmente nos horários de maior circulação de veículos

Visando maior fluidez no trânsito da cidade de Ipatinga, o prefeito Nardyello Rocha anunciou nessa terça-feira (6) que dará início, nos próximos dias, à segunda etapa do conjunto de obras de readequação viária na avenida Pedro Linhares – o trecho urbano da BR-381, na rotatória próxima à Estação Ferroviária Intendente Câmara. Desta vez, as alterações serão para desafogar o tráfego no sentido Centro ao bairro Horto e também aqueles motoristas oriundos da região do Horto e que precisam entrar na rotatória para acessar a avenida José Julio da Costa, sentido Ferroviários, ou simplesmente fazer o retorno. 

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Em junho de 2018, a Prefeitura de Ipatinga fez algumas readequações naquela região, que atualmente geram resultados positivos no trânsito local. Antes das alterações, o engarrafamento de carros para quem trafegava de Coronel Fabriciano para o Centro de Ipatinga se estendia até o bairro Horto. 

Os secretários de Obras Públicas (Semop), José Maria Ferreira, e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Bicalho, acompanhados do prefeito e funcionários do Departamento de Transportes e Trânsito, realizaram uma visita técnica no local para avaliar as medidas que seriam necessárias e eficazes para que o trânsito possa ter maior fluidez naquele trecho da rodovia. 

O prefeito Nardyello Rocha lembrou que a frota de veículos em Ipatinga já atinge aproximadamente 160 mil unidades, sem contar o volume flutuante.

“Com essa grande quantidade de veículos na cidade, precisamos criar alternativas para melhorar a dinâmica no trânsito e diminuir as retenções que hoje ocorrem. Determinei as intervenções, que serão realizadas com recursos próprios, com o objetivo de garantir que o tráfego possa fluir de forma mais ágil nesta parte da rodovia, principalmente em horário de rush, entre 17 e 19 horas. A retenção, que vem se agravando ao longo dos anos, muitas vezes se estende até próximo ao Ipatingão, elevando o estresse dos usuários ao final das jornadas de trabalho. Também pensamos nos pedestres e ciclistas, para que possam usufruir de um trânsito mais tranquilo e seguro”, informou o prefeito.

Readequação

A proposta do Executivo é duplicar a largura da pista da alça de retorno existente ao lado da concessionária Mitsubishi. No local, será feita ainda a recomposição da rede pluvial. 

“Hoje o ramo de acesso possui uma largura inicial de seis metros, e depois já na saída dos carros ela afunila para quatro metros. O projeto prevê a execução de um alargamento, passando para oito metros do início ao fim das novas pistas”, explica o secretário de Obras, José Maria Ferreira. 

Segundo o diretor do Departamento de Transportes e Trânsito (Detra), Tayrone Lagares, ao final da obra “teremos duas pistas de rolamento, permitindo dobrar a capacidade de estocagem de veículos e dar mais fluidez ao trânsito no local. Em horários de muito movimento, a fila de carros nesta alça de retorno para a avenida Pedro Linhares, sentido bairro Ferroviários, chega a  alcançar parte da pista da BR-381, para quem segue do Horto para o Centro da cidade”. 

As obras serão executadas pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, com mão de obra e recursos da Prefeitura de Ipatinga. O projeto para execução das intervenções foi aprovado no ano passado, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

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