Prefeitura de Ipatinga lança projeto ‘Calçada linda’

117

 

Com o lema ‘Adote uma árvore’, moradores do bairro Cidade Nobre serão os primeiros a receber o projeto de arborização urbana, que visa conscientizar sobre a importância do plantio de árvores adequadas nas calçadas

- PUBLICIDADE -

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura de Ipatinga intensifica as ações de cuidado ambiental no município e lança, na próxima quinta-feira (20), o projeto “Calçada linda”. As atividades começam pelo bairro Cidade Nobre, com o plantio de mais de 100 novas espécies de árvores, que serão adotadas por moradores da comunidade.

O projeto de arborização urbana teve início após a realização do primeiro censo arbóreo no município, que já mapeou em 80% dos bairros as espécies de árvores existente nas ruas. Atualmente, técnicos da PMI realizam a etapa de sensibilização de moradores para o processo de adoção das plantas.

calcada linda (4)ente as cidades que estão pensando em planejamento e organização urbana é que conseguirão harmonizar desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente. O projeto “Calçada Linda”, além de embelezar nossas ruas e avenidas, por meio do plantio da muda certa no lugar certo, otimizará as ações futuras da Prefeitura, minimizando podas e extrações desnecessárias”, destaca o prefeito Nardyello Rocha.

Para o secretário da Sesuma, Gilmar Luciano, “mesmo sendo considerada ‘cidade verde’, Ipatinga chega a um momento em que torna-se necessário um planejamento de arborização das ruas, principalmente porque muitas árvores inadequadas, plantadas nas últimas décadas em calçadas, geram atualmente conflitos com equipamentos urbanos, como a rede elétrica, esgoto, passeios e muros. Além disso, uma grande quantidade de árvores já foi removida de ruas e avenidas. Pensando nisso, o atual governo vem investindo para que, a partir de agora, árvores adequadas sejam plantadas nos lugares certos, considerando critérios técnicos”, explica.

calcada linda (5)

‘Adote uma árvore’

Durante a visita às residências, técnicos da PMI oferecem gratuitamente aos moradores espécies de árvores disponíveis pelo projeto e que são adequadas ao tamanho da calçada.

“Ao todo, são nove espécies de árvores com características ideais para as calçadas, por terem altura que não alcançam a rede elétrica, raiz que não afeta a rede de esgoto e que não provoca o estouramento dos passeios. Além disso, geram sombra, amenizam a temperatura ambiente, possuem aspectos ornamentais, com intensa floração”, detalha.

Após a autorização do morador, os técnicos marcam os locais das covas no passeio para o plantio da árvore. A marcação obedece a preceitos arquitetônicos em termos de distância dos postes, garagens, portões, bem como respeita a interface com outros equipamentos urbanos.

Na hora do plantio é feito o combate a formigas e outros insetos. Durante noventa dias, um monitoramento é realizado com o objetivo de irrigar as mudas recém-plantadas, até que se apresentem as primeiras brotações.

As espécies das plantas oferecidas são: Aroeira salsa, Flamboyant mirim, Ipê Amarelo de jardim, Escova de garrafa pendente, Murta, Hibisco, Calicarpa, Resedá e Araçá roxo.

O projeto pretende percorrer todos os bairros do município. Os moradores que desejarem adotar árvores devem ligar para o telefone 3825-0647.

Cidade Jardim

Considerada “Cidade Jardim” pelas mais de 100 mil árvores plantadas em áreas públicas, Ipatinga é um dos municípios mais arborizados do país. Aliado a isso, a cidade possui uma das maiores médias de áreas verdes por habitante, atualmente, 119 m², mais de dez vezes a área recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são 12 m² por habitante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui