Prefeitura interage com a população por meio da Ouvidoria Municipal

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O cidadão pode ir pessoalmente ao setor ou, se preferir, ligar no número 156 ou ainda acessar o site da prefeitura

CRÉDITO: SECOM/PMI

Canal de comunicação com a sociedade é utilizado para apontar necessidades, reivindicar e sugerir ações à administração pública

Você já ouviu falar do canal da Ouvidoria da Prefeitura de Ipatinga? É uma unidade supervisionada pela Controladoria Geral do município, por meio da qual a sociedade tem a oportunidade de apontar necessidades, reivindicar e sugerir ações à administração pública, assim como fazer agradecimentos em caso de sua satisfação com o atendimento de demandas. O serviço busca uma interação maior entre a administração pública e o cidadão, como forma de proporcionar maior agilidade e precisão às ações de governo.

O acesso à Ouvidoria se dá através do telefone 156 ou pelo site da prefeitura. Os munícipes também podem se dirigir diretamente ao setor, que fica no segundo andar da PMI.

De acordo com a gerente da Ouvidoria, Juliane Santos Oliveira, diariamente são recebidas, em média, 20 manifestações. As demandas são direcionadas às secretarias específicas. “Por exemplo, se há uma reclamação na área da saúde, nós encaminhamos para a repartição. Se existe uma solicitação de poda de árvores ou limpeza, enviamos para a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Normalmente, o departamento responsável responde em até 20 dias”, explica Juliane, acrescentando que são priorizados os casos de urgência, atendidos com maior rapidez.

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Funcionamento

A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No caso de acionamento do canal pelo site da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br/ouvidoria), há a opção de o reclamante se cadastrar anonimamente. Por telefone (156), havendo necessidade, o munícipe pode também preservar sua identidade.

“No ato do cadastramento no site ou na ligação, é gerado um número de protocolo. Por meio dele, a pessoa pode acompanhar o andamento daquilo que solicitou”, esclarece Juliane.

Com o número de protocolo as pessoas também têm acesso a gráficos que mostram o fluxo de atendimento, disponibilizados na página. Para o titular da Controladoria Geral do município, Diego Henrique Tuschtler, a Ouvidoria é o principal instrumento de controle social. “É um importante canal para que o munícipe possa trazer sua ótica da administração para dentro da prefeitura. Os cidadãos são os olhos da gestão pública”, teoriza.

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