Prefeitura lança 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte

86

Palestras e encontros, com especialistas internacionais, acontecem em todo mês de outubro

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, lança a 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte, com programação extensa ao longo de todo o mês de outubro, para celebrar a nossa gastronomia, tradição, cultura e criatividade. O período foi escolhido por conta de duas datas importantes: o Dia Mundial da Alimentação, comemorado globalmente em 16 de outubro, e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, em 30 de outubro.

Com isso, a temporada foi planejada em três pilares principais: Sabores da Viagem (série de conferências internacionais de turismo, gastronomia e alimentação), Sabores do Mundo (troca de experiências com outras Cidades Criativas da UNESCO) e Sabores da Cidade (compartilhamento de experiências exitosas em Belo Horizonte), e receberá convidados especiais de diversos lugares do mundo. Toda a programação pode ser acessada por meio deste link: http://portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia.

Gilberto Castro, presidente da Belotur, explica a importância dessa temporada para Belo Horizonte: “A gastronomia é um dos principais ativos da capital e esteve presente em diversas frentes de atuação da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Nos últimos anos, esse segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica no posicionamento, promoção e desenvolvimento de políticas e atividades da cidade, que culminou com o reconhecimento pela UNESCO de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia”.

Ainda de acordo com Gilberto, ao ingressar em tal rede, as cidades se comprometem a compartilhar suas melhores práticas e desenvolver parcerias ao envolver os setores público e privado, bem como a sociedade civil. “A ideia é fortalecer a criação, a produção, a distribuição e a disseminação de atividades, bens e serviços culturais, desenvolver centros de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural. Buscamos também melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis, e integrar a cultura e a criatividade de forma plena nos planos de desenvolvimento sustentável”.

Vale ressaltar que, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), no ranking dos motivos que fazem os turistas viajarem para o mundo, a gastronomia encontra-se em terceiro lugar. E de acordo com o Ministério do Turismo, esse segmento é o melhor avaliado por turistas estrangeiros no Brasil.

As palestras e encontros são abertos para todos, incluindo profissionais do setor, estudantes, moradores da cidade e amantes da gastronomia. Quem quiser participar precisa realizar a inscrição, gratuitamente, no link: bit.ly/temporadagastronomiabh. Toda a programação contará com tradução simultânea para português, inglês e espanhol e pode ser conferida aqui: http://portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia

PROGRAMAÇÃO:

SABORES DA VIAGEM – série de conferências internacionais de Turismo, Gastronomia e Alimentação                                                                               

13/10, quarta-feira, de 9h30 às 11h30: Novos cenários para o desenvolvimento de um destino turístico gastronômico

  • Com abertura de Gilberto de Castro, presidente da Belotur, e os convidados: Rebecca Mackenzie, da Culinary Tourism Alliance de Ontário (Canadá); Inaki Gaztelumendi, da Basque Culinary Center (Espanha); Ana Paula Jacques, do nstituto Federal de Brasília (Brasil); com mediação de Marina Simião, da Emater-MG (Brasil).

16/10, sábado, das 9h30 às 11h30: Gastronomia, agricultura urbana e inclusão social

  • Convidados: Sasha Correa, da Basque Culinary Center (Venezuela/Espanha); Teresa Corção, do Instituto Maniva (Brasil); Mariana Aleixo, da Maré de Sabores (Brasil); com mediação de Darklane Dias, Subsecretária de Segurança Alimentar de Belo Horizonte (Brasil).

19/10, terça-feira, das 9h30 às 11h30: Gastronomia: turismo de negócios e eventos e desenvolvimento local

  • Convidados: Eva Ballarin, da HIP Madrid (Espanha); Maria Eulália Araújo, do Festival Comida di Buteco (Brasil); com mediação de Cláudio Beato, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Brasil).

20/10, quarta-feira, das 9h30 às 11h30: Mercados, Gastronomia  e Turismo

  • Convidados: Francesc Xavier Medina, da Universitat Oberta de Barcelona (Espanha); Taina Zanetti, da Universidade de Brasília (Brasil); com mediação de Bernard Martins, do Mercado de Origem (Brasil).

SABORES DO MUNDO – Diálogos com as Cidades Criativas

14/10, quinta-feira, das 9h30 às 11h30: Governança das cidades criativas

  • Convidados: Colleen Swain, de San Antonio (Estados Unidos); Dag Hartman, de Östersund (Suécia); Anita Pires,de  Florianópolis (Brasil); e Renato Lana, analista do Sebrae-MG (Brasil)

21/10, quinta-feira, das 9h30 às 11h30: Festivais e concursos gastronômicos como fator de atração e promoção de um território

  • Convidados: Vicente Martín Ronda, Denia (Espanha); Emanuele Bolla, Parma (Itália); J. Felipe Garcia, Tucson (Estados Unidos); Maria Helena de Senna Fernandes, Macau (China); e mediação de Marcelo Wanderley, Belo Horizonte (Brasil).

26/10,  terça-feira, das 9h30 às 11h30: Gastronomia, patrimônio imaterial para pensarmos o futuro

  • Convidados: Fabián Bedón Samaniego, Portoviejo (Equador); Giuseppe Biagini, da Fundação ITKI (Itália); José Monteiro Junior, Santos (Brasil); e Flávio Dornas, Belo Horizonte (Brasil).

29/10, sexta-feira, das 9h30 às 11h30: Mercados, circuitos alimentares locais e Gastronomia

  • Convidados: Anna Knight, Bendigo (Austrália); Trevor Budge, Bendigo (Austrália); Eduardo Seijo Solís, Mérida (México); e mediação de Edson Puiati, Belo Horizonte (Brasil).

SABORES DA CIDADE – Sessões da Gastronomia de Belo Horizonte

16/10, sábado, 9h às 11h: Café com Saberes (Centro Cultural Venda Nova)

Compartilhamento de experiências acerca do uso das ervas e plantas medicinais, para cura ou prevenção de doenças, alimentação natural e dicas para o bem-estar.

Link de inscrições: https://forms.gle/iiZeBnmJtu5tNvcw5

Informações: ccvn.fmc@pbh.gov.br

21 e 23/10: Circuito Municipal de Cultura para a comemoração do Dia Mundial de Alimentação

Desde 2020, O Circuito Municipal de Cultura produz a série ‘Histórias de Alimentar a Alma’, que traz as receitas familiares e as tradições do coração dos bairros, vilas e aglomerados. A cultura alimentar, transmitida através da afetividade dos cadernos de receitas e da oralidade dos encontros familiares, desempenha um papel fundamental na preservação das tradições culturais.

Para a Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte, o Circuito reedita as duas temporadas (a primeira com 10 episódios e a segunda com seis), e cria dois episódios especiais, promovendo o encontro de novos talentos da gastronomia com referências da cultura alimentar da cidade, ligadas à cultural familiar e à pesquisa da gastronomia e culturas afro-brasileiras.

21/10, quinta-feira: Histórias de Alimentar a Alma (edição especial em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação )

Episódio 1 com os convidados Kelma Zenaide e Zito Cavalcanti.

Prato: Kipadú

23/10, sábado: Histórias de Alimentar a Alma (edição especial em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação)

Episódio 2 com as convidadas Bernardina de Sena e Renata Sampaio.

Prato: Lombo Recheado e guarnições.

>> Para participar, acesse: portalbelohorizonte.com.br/circuitomunicipaldecultura

SERVIÇO:

1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte

De 13 a 30 de outubro.

Inscrições: bit.ly/temporadagastronomiabh

Mais informações: portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui