Programa Caminhos do Vale deve ser duplicado em 2018

177

INÚMERAS vias do município receberam o agregado siderúrgico com 2017, tanto na área urbana quanto na área rural

CRÉDITO: SECOM/PMI

- PUBLICIDADE -

Previsão é de que sejam aplicadas 36 mil toneladas do material nas vias de Ipatinga, em 2018

O Programa Caminhos do Vale, implementado pela Usiminas em parceria com as prefeituras, passa por uma reestruturação desde o mês de dezembro. Os ajustes devem ser concluídos até março, resultando na duplicação do volume de material fornecido para revitalizar e recuperar estradas rurais e vias de acesso das cidades ligadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (AMVA). Também será ampliado o número de municípios beneficiados, passando de 26 no ano passado para 36, neste ano.

O Programa trabalha com o aproveitamento de agregado siderúrgico, material produzido pela Usiminas por meio de um processo de transformação a partir da escória da aciaria, e tem viabilizado em Ipatinga a pavimentação das estradas rurais, assim como obras de manutenção em vias públicas no município. O material também tem sido importante na execução de pequenas obras de recuperação de ruas, contribuindo ainda para maior eficiência do sistema de drenagem pluvial.

Nova utilidade

Outra novidade é a aplicação do agregado siderúrgico do Programa Caminhos do Vale, com tratamento especial, também na recuperação de matas ciliares. Estudos realizados nos últimos meses indicam que o material apresenta bons resultados como corretivo do solo e contribui para a estabilização das margens de rios e córregos durante o período de crescimento das árvores.

Amplitude

A Prefeitura de Ipatinga aplicou 26.500 toneladas do material em mais de 20 quilômetros de estradas rurais e vias não pavimentadas na área urbana, em 2017. A previsão para 2018 é a aplicação de 36 mil toneladas do material nas vias do município.

As vias atendidas com o agregado no ano passado foram: rua Francisco Fernandes da Silva,  em Barra Alegre; estradas rurais de Córrego Tribuna, Morro Escuro, Ipaneminha e Ipanemão; ruas Surubim, Salmão e Carqueja, nas  Chácaras Oliveira; av. Raimundo Gomes dos Reis, no Taúbas; Serra da Borborema, no  Jardim Panorama; abertura de rua e área do estacionamento de creche, na rua Amazonas, rua Vicinal BR 381, no Caravelas; rua Blumenau/Barra Mansa, Veneza II; ruas Campinas/Belém, Veneza I; estacionamento da Escola Estadual Canuta Rosa de Oliveira e rua Graciliano Ramos, no Cidade Nobre; rua Guaraci/Anhanga, no Iguaçu; reconstituição de via devido a abatimento, na rua Ameixas, mais a rua Pêssegos, no Limoeiro; rua Cânticos, no Canaã; rua Tucanuçu, no Vila Celeste; rua Tupiniquins, no Iguaçu; via de acesso ao Parque das Cachoeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui