Promotoria de Justiça visita UPA de Ipatinga

184

Ação rotineira solicitada pelo promotor substituto de Defesa da Saúde, Roberto Carlos Alves Oliveira Júnior, teve por objetivo conhecer fluxo de atendimento, além da estrutura do serviço de urgência e emergência no município

- PUBLICIDADE -

A Unidade de Pronto Atendimento de Ipatinga (UPA), no bairro Canaã, recebeu na última quarta-feira (28) a visita do promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Roberto Carlos Alves Oliveira Júnior.

Recepcionado pela secretária Adjunta de Saúde, Danyevens Ribeiro; pelo médico e diretor Técnico da unidade, Samuel Torres, o promotor conheceu, durante a visita, o fluxo de atendimento dos usuários, além dos consultórios médicos, sala de emergência, de medicação, laboratório e o setor de repouso da UPA.

Cerca de 70 pessoas aguardavam por atendimento na recepção e na triagem no momento em que o promotor chegou ao local. Ainda na ocasião, ele teve a oportunidade de constatar que aproximadamente 35% dos pacientes presentes residiam em municípios vizinhos à cidade de Ipatinga e 55% deles estavam classificados na cor verde, apresentando segundo análise técnica embasada no protocolo de Manchester, sintomas de pouca urgência para atendimento na UPA.

O médico e diretor Técnico da unidade, Samuel Torres, destacou que o envolvimento de todos os agentes sociais é extremamente importante para que os serviços de saúde no município sejam constantemente aprimorados. “Neste processo, o Ministério Público é um importante parceiro, sobretudo pelos instrumentos de que dispõe, capazes de dar uma decisiva contribuição para o melhor funcionamento do SUS”, pontuou.  

Para a secretária Adjunta de Saúde, Danyevens Ribeiro, “o acompanhamento das condições de atendimento na Unidade pelo Ministério Público, sem qualquer restrição, reforça o caráter transparente do atual governo, que está sempre aberto a contribuições de toda ordem e especialmente de autoridades credenciadas, para aperfeiçoar a assistência à população, elevando-a a patamares mais desejáveis”.

Outras visitas a serviços essenciais de saúde no município, como Hospital e Policlínica Municipal, serão posteriormente realizadas pelo promotor de Justiça, juntamente com os profissionais da Prefeitura de Ipatinga.

Estiveram presentes na visita desta quarta-feira a diretora da UPA, Rosana Roccio, a diretora Técnica do Hospital Municipal, Fernanda Lélis e a diretora administrativa do HM, Keila Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui