Semana do Artesão Mineiro marca início do cadastro permanente da Carteira Nacional do Artesão no Vale do Aço

50
rtesãos da região já podem solicitar o cadastro da carteira pela ARMVA.

Entre os dias 17 e 21 deste mês será celebrada a Semana do Artesão Mineiro e os artesãos do Vale do Aço têm mais um motivo para comemorar. A partir do dia 18 (quarta-feira) será ofertado o serviço permanente de cadastro da Carteira Nacional do Artesão, a ser realizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), em parceria com a Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Com a agenda de cadastramento aberta para o dia 18 (quarta-feira), a data será o marco inicial da prestação continuada deste serviço na região.

Para agendar o cadastro, o artesão deverá entrar em contato com a ARMVA pelo telefone (31) 2109-9370 ou pelo e-mail comunicacao@agenciarmva.mg.gov. O cadastro é realizado mediante o teste de habilidades e apresentação de documentos pessoais com cópias simples. Todas as etapas da emissão da Carteira Nacional do Artesão seguem as diretrizes estabelecidas na Portaria 1.007/2018 do Governo Federal.

- PUBLICIDADE -

Além do cadastro, no dia 18 será realizada uma reunião entre a equipe da ARMVA, secretários municipais de cultura e desenvolvimento econômico, presidentes de associações de artesãos e administradores de instituições que desenvolvem ações para o artesanato com a finalidade de debater o Programa Brasileiro do Artesanato e o novo fluxo de solicitação para a Carteira Nacional do Artesão.

Para realizar o cadastro é necessário apresentar documentos pessoais e fazer o teste de habilidades.J

Formalização

O artesanato mineiro é considerado um dos mais originais do Brasil e quase todas as regiões produzem algo que desperta o interesse nacional e internacional. Contudo, para que as políticas públicas possam atingir o segmento de maneira mais efetiva, alguma formalização se faz necessária. A Carteira Nacional do Artesão – emitida numa parceria do Programa Brasileiro do Artesanato (PAB), em parceria com os governos estaduais – é um caminho que só traz benefícios. 

A Carteira Nacional do Artesão é um documento válido em todo o território brasileiro para fomentar a formalização da atividade e propiciar aos seus portadores o acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos, apoiados pela SEDE e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Para mais informações referentes ao PAB e agendamento do cadastro, entre em contato com a equipe da ARMVA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui