Timóteo na campanha de conscientização ao Mal de Alzheimer

86

Tenda da Saúde na Feira aborda questão no Fevereiro Roxo

O município de Timóteo participará da campanha de conscientização sobre a doença Mal de Alzheimer, que é lembrada neste mês com a denominação de Fevereiro Roxo. A Secretaria Municipal de Saúde fará a mobilização sobre o tema através do Projeto Tenda da Saúde na Feira, que acontece uma vez por mês aos domingos, na Feira Livre do Timirim. As ações de conscientização ao Mal de Alzheimer serão realizadas de 8h às 12h no próximo domingo, dia 10.

A iniciativa compreenderá a divulgação de materiais educativos e repasse de orientações sobre o Mal de Alzheimer de forma individual e coletiva, além da disponibilização de serviços de aferição da pressão. “A Tenda da Saúde promove a saúde através de ações específicas para conscientizar a população sobre os riscos de algumas doenças, incentivando a prevenção e o tratamento dessas enfermidades”, explica a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Valgas Teixeira.

A doença

A doença de Alzheimer instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas tóxicas dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro que controlam a memória e são essenciais para a linguagem, raciocínio e memória.

Os sintomas mais frequentes são a falta de memória para acontecimentos recentes e a repetição da mesma pergunta várias vezes. A família deve prestar atenção caso um de seus membros apresente dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos e incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas.

O paciente com Mal de Alzheimer também tem dificuldade para dirigir automóveis e encontrar caminhos conhecidos. As pessoas com Mal de Alzheimer variam em pouco tempo da irritabilidade, agressividade para passividade. E os pacientes tem inclusive dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais e tendência ao isolamento.

Tratamento

A rede municipal de saúde oferece o tratamento para os pacientes com Alzheimer. A família deve realizar uma consulta com o médico da Unidade Básica de Saúde, que, após suspeita do diagnóstico, fará o encaminhamento para o médico especialista. Algumas atividades que podem estimular à memória do paciente, como jogos (cruzadinhas, caça-palavra, quebra-cabeça etc); mostrar fotografias antigas; estimular a leitura; atividade física; e manter contato com amigos e familiares. É necessário fazer adaptações em casa a fim de evitar acidentes, já que, muitas vezes, o paciente perde a mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui