Trânsito na avenida Magalhães Pinto fica mais seguro com novos semáforos

168

O recesso de final de ano foi de trabalho em Coronel Fabriciano. No último sábado, 29 de dezembro, a Prefeitura iniciou a instalação dos semáforos com temporizador – que informam aos motoristas o tempo restante para a mudança do sinal luminoso, verde para vermelho. Os novos equipamentos são instalados ao longo da avenida Magalhães Pinto. O principal corredor viário da cidade conta com nove cruzamentos e a expectativa é substituir os conjuntos semafóricos da via principal.

- PUBLICIDADE -

O prefeito Dr. Marcos Vinicius acompanhou o serviço neste final de semana e disse que o objetivo é trazer mais segurança para o trânsito. “São equipamentos modernos que vêm com lâmpadas de LED e permitem a sincronização para criar a ‘onda verde’ na avenida. A nossa expectativa é concluir a Magalhães Pinto até o aniversário da cidade, em 20 de janeiro. É um compromisso assumido e fico feliz porque a população está vendo onde o seu dinheiro é investido”, resume o prefeito.

A iniciativa integra o projeto de modernização do trânsito da cidade. Antes de instalar os equipamentos com temporizador, a Prefeitura já fez a substituição dos controladores – a chamada “inteligência” dos semáforos. Graziella Pires, gerente de Mobilidade Urbana e Transporte, explica que a revitalização da tecnologia é fundamental para o compartilhamento de informações importantes para as ações de prevenção em prol de um trânsito mais seguro.

“Como o novo sistema, por exemplo, podemos programar os semáforos conforme os horários de ‘picos’, dando maior fluidez ao trânsito, já que os motoristas vão parar menos nos cruzamentos e manter uma velocidade constante, que ajuda na economia do combustível. Conhecendo o tempo que falta para a luz vermelha, o motorista pode verificar se o prazo será suficiente para cruzar o sinal, evitando acidentes.”, explica.

A instalação dos novos equipamentos, controle e manutenção é feito pela Sitran-MG, empresa especializada e licitada pela Administração Municipal para os serviços na cidade. A Sitran já atua no trânsito das grandes capitais, como BH, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, e também em cidades do interior, como Uberaba e Ipatinga.

SUBSTITUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

O cruzamento da avenida Magalhães Pinto e rua São Vicente, com grande fluxo de veículos e índices de acidentes, foi o primeiro a receber os novos semáforos com temporizador. Ainda esta semana está prevista a substituição dos equipamentos nas esquinas da avenida com as ruas Arpoador – próxima Rodoviária ‘Velha’, no Giovanini – e Ipanema. A gerência de Mobilidade Urbana e Transporte, explica que a programação pode sofrer alterações em virtude das chuvas, como registradas na última semana do ano. Os semáforos substituídos serão instalados em avenidas e vias de trânsito intenso nos bairros da cidade.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui