TRE libera urnas eletrônicas para votação na eleição da Câmara Mirim de Ipatinga

32
Vereadores participam dos testes nas urnas no TRE em Belo Horizonte 

Comissão esteve em Belo Horizonte para conferir as mídias com dados instalados dos candidatos no equipamento     

- PUBLICIDADE -

Coordenadores da Câmara Mirim de Ipatinga estiveram em Belo Horizonte nesta segunda-feira (23), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assinando convênio de uso das urnas eletrônicas.

Rosa Maria Beleza, analista judiciária da Seção de Apoio as Eleições do TRE, presente à reunião, explica que, para a disputa da Câmara Mirim que ocorre no próximo dia 3 de outubro, o sistema de votação será o mesmo dos eleitores adultos, com sistema com nome dos alunos, número com possibilidade de apuração após as eleições em tempo recorde, devido aos dados previamente cadastrados de todos os candidatos.

“Hoje estamos simulando uma eleição para saber se está tudo certo, da mesma forma da votação adulta, com emissão de zeréssima, horário de inicio de votação, encerramento, com mídias totalmente adequadas para que os estudantes exerçam sua cidadania e escolham seus representantes”, disse a analista.

12 mil estudantes do 6º ao 9º ano estão aptos para votar na eleição que ocorrerá no dia 03, das 7h às 17h, em 41 escolas do município; dentre elas, estaduais, municipais e particulares. São 178 candidatos que disputam 19 vagas de vereadores mirins que têm Legislatura de seis meses. Desta forma, como a eleição vale dois anos, serão eleitos 76 candidatos.

O resultado da votação será feito após
às 17h no plenário da Câmara de Ipatinga e é aberta ao público. Logo após este resultado, um sorteio definirá em qual Legislatura cada eleito estará.

Para o presidente da Câmara, Jadson Heleno, “é necessário aproximar os jovens da política, somente assim, conseguiremos formar cidadãos mais conscientes, participativos e com consciência cidadã”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui