Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – Conhecendo o Judiciário está em Coronel Fabriciano

17
Magistrados, servidores, autoridades e educadores participaram da primeira edição do Conhecendo o Judiciário em Coronel Fabriciano

Programa busca aproximar a Justiça da comunidade

A Comarca de Coronel Fabriciano realizou na última sexta feira (30/10) a primeira edição do programa Conhecendo o Judiciário, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento contou com a presença de magistrados e servidores da comarca, autoridades locais, imprensa e educadores da região.

De acordo com o juiz diretor do foro, Ronaldo de Souza Borges, ?o objetivo é tornar o Judiciário mais próximo do cidadão, estreitando os laços com a comunidade. A ideia é promover palestras em escolas e instituições para diversos públicos, sempre com a presença de juízes?.

- PUBLICIDADE -

A juíza Erica Climene Xavier Duarte foi quem sugeriu a realização do programa em Coronel Fabriciano, baseado em sua experiência positiva em sua antiga comarca, Salinas.

?O trabalho com a base, crianças do ensino fundamental, é de extrema importância para que no futuro elas possam ter maiores conhecimentos do Poder Judiciário e de seu funcionamento?, afirmou a juíza.

Júri simulado

Estudantes participaram de júri simulado, na primeira atividade do programa

Além do lançamento oficial do programa, o Fórum de Coronel Fabriciano foi o cenário escolhido para a primeira atividade com estudantes. Alunos do ensino médio da Escola Estadual Alberto Giovannini tiveram a oportunidade de participar de um júri simulado, conduzido pelos juízes Ronaldo Borges, Érica Climene e Carlos Henrique Trindade.

Segundo o servidor da Assessoria de Comunicação do TJMG, Bruno Costa, que esteve na comarca para implantar o programa, o júri simulado é uma forma lúdica de apresentar a função e o papel dos agentes do Judiciário, ampliando o debate entre os jovens sobre direitos e deveres do cidadão.

O programa

Desde sua criação, em 1999, pelo TJMG, o Conhecendo o Judiciário já atendeu milhares de crianças, jovens e adultos na capital e no interior do estado. Visitas orientadas ao Tribunal e aos fóruns, palestras conduzidas por magistrados e atividades também direcionadas aos idosos fazem parte dessa rotina.

As comarcas interessadas em implantar o programa podem buscar informações na Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3306-3097 ou pelo e-mail conhecendo@tjmg.jus.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui